Os Melhores Softwares Para Mixagem DJ

Software Mixagem Dj
TEMPO DE LEITURA ESTIMADO: 5 MINUTOS

Para os DJs que fazem suas mixagens a partir do computador, hoje vamos mostrar quais são os softwares para mixagem mais indicados. Desde o software mais básico até os profissionais, mais avançados.

Virtual DJ

É um softwares para mixagem virtual destinado a dj, esse é um software que você pode encontrar gratuitamente para download na internet (se quiser, use este link, clicando aqui), apesar de possuir versões mais completas que são pagas, funciona tanto no Windows como no Mac, o Virtual DJ é um dos melhores softwares básicos para você que está começando a desenvolver técnicas de mixagem, e também para DJs mais experientes devido a seus recursos.

Com esse software é possível criar diversas listas de reprodução automática, para aqueles DJs que tocam em festas por mais tempo, como casamentos, por exemplo ele até passa as músicas automaticamente. Além de efeitos diversos como Eco, Scratch, Fader entre centenas de outros, além do suporte a plugins que aumentam as funcionalidades. Atualmente ele também permite a mixagem de vídeos.

Serato

O Serato é um dos softwares para mixagem no computador mais utilizados pelos DJs, é bastante completo e funciona tanto no Windows como no Mac, é um software pago, porém existe a versão demonstrativa que pode ser baixada (se quiser, use este link para baixar) apesar de possuir características mais voltadas para o Mac. Porém nada impede que você o utilize no Windows, pois funciona normalmente.

É sem dúvida nenhuma o mais robusto, porém precisa de um computador mais poderoso para rodar, para se ter uma ideia a configuração mínima é Windows 7 ou superior, com processador i5 de 64bit, 4Gb de memória para rodar todas as funções, sem o recurso de Pitch In Time requer o i3 de 64bit com 4gb de memória. Para o MAC requer MACOS 10.10 ou superior e processador i5 com 5gb de memória. Sendo o processador recomendado para roda-lo sem nenhum delay o i7 64bit e 8gb de memória.

Um diferencial é que ele suporta o uso do microfone com efeitos diversos. Mixagem por ritmo, detectando automaticamente os arquivos mais compatíveis em seus decks. Detecção de tom. Marcação de pontos (pitchin) e permite a gravação do set de saída (áudio mixado) em arquivo mp3 ao vivo.

Traktor

O Traktor é um excelente software de mixagem, um dos mais famosos do mercado e possui todas as funções necessárias em uma mixagem. Sem dúvida é o mais completo software para DJ e preferido por 8 em 10 DJs profissionais. Só possui versão paga, porém é possível baixar um DEMO (demonstração) a partir do site que funciona por um período de tempo (se quiser baixa-lo, use este link).

Audacity

O Audacity é um programa que permite editar, gravar, importar e exportar diversos formatos diferentes de arquivos de áudio. É possível gravar músicas e sons ao vivo ou converter diretamente material em fitas e CDs. É grátis para Windows, Mac  e Linux, além de uma versão Audacity Portable, (se quiser, pode baixa-lo através desse link).

Ele também pode ser utilizado para fazer cortes, mixes, mudar a velocidade da gravação e alterar os tons, e se mostra um dos melhores editores de áudio do mercado. O software ainda consegue realizar essas operações em todos os formatos de arquivo.

Atualmente, ele está na sua versão 2 que apresenta um grande salto de qualidade sobre suas versões anteriores. Esta atualização suporta plugins melhores como o GVerb, que ajuda na reverberação, vários efeitos foram aprimorados como a remoção de ruído, o equalizador e a normalização de volume. Tudo ficou bem mais fácil e prático com uma implementação mais apropriada do teclado, que adicionou novas teclas de atalho.

Fruit Loops – FL Studio

O FL Studio é uma poderosa ferramenta para criação e edição de músicas para Windows, seja você um iniciante ou já tenha experiência no ramo. Com muitas funções, é possível a criação de músicas dos mais variados estilos, visto que o programa vem acompanhado de uma biblioteca de samples (sons) de baterias, instrumentos virtuais e até mesmo loops prontos. Tudo para tornar mais fácil a produção de suas faixas.

Como o nome já diz, o programa é especializado na criação de loops, por meio dos Patterns (padrão, em português). É possível criar uma levada de bateria simplesmente arrastando os sons do instrumento e, assim, escolher onde cada um desses sons entra no loop. Após a criação dos Patterns, simplesmente adicione-os à playlist e construa sua música.

Para utilizar instrumentos sem ser de percussão, como um piano, por exemplo, o programa conta com uma função mais indicada, o Piano Roll. Além disso, o programa apresenta inúmeras funções, como a possibilidade de importar arquivos de áudio externos para o programa com um solo de guitarra, por exemplo. Também estão presentes equalizadores, sintetizadores e efeitos como reverb, delay e echo.

É um programa para composição e edição de músicas ou áudio, recheado de funções e com uma interface incrivelmente intuitiva. Se você sempre teve vontade de produzir suas próprias músicas, certamente esse é o programa indicado para começar tudo. Ideal para quem deseja começar a produzir suas próprias músicas ou vinhetas, em casa.

Compatibilidade

Uma coisa que é importante ser observada em qualquer software de mixagem é a controladora. A controladora, para quem não sabe, é um equipamento externo que controla as ferramentas do software através dele. Ou seja, todos os botões existentes no software podem ser controlados por um equipamento externo. Portanto, antes de comprar a controladora é importante testá-la com os softwares para mixagem para ver qual se adaptará melhor, pois algumas controladoras são mais específicas para alguns softwares.

Porém, isso não significa que uma controladora específica para um software não vá funcionar em nenhum outro. Elas reconhecem diversas funções e existe também um sistema de mapeamento. Se tiver alguma dúvida ou dica sobre esse conteúdo, deixe seu comentário.

 

About the Author

You may also like these

× Chame no WhatsApp