Como funciona a microfonia?
Um sistema de som consiste de microfones, amplificadores e alto-falantes. Sempre que você tem esses três elementos, existe o potencial para ocorrer microfonia. Também chamada de realimentação, ocorre quando o som dos alto-falantes retorna para o microfone e é re-amplificado e reenviado, gerando um som tipo um Pi que tem a frequência que está sendo realimentada.
Imagine, por exemplo, que você coloque o microfone em frente do alto-falante, e bata o dedo no microfone. O som da batida passa através do amplificador, sai pelo alto-falante, volta novamente ao microfone, sempre em um ciclo infinito, que é a microfonia. Essa malha acontece tão rapidamente que cria sua própria freqüência, a qual nós ouvimos como aquele som de uivo. A distância entre o microfone e os alto-falantes tem muito a ver com a freqüência do uivo, porque a distância controla a rapidez com que o som poderá percorrer a malha do sistema.
Na verdade, você pode tentar fazer isso em seu computador, se ele tiver alto-falantes e um microfone. No Windows, você precisa habilitar o microfone e os alto-falantes usando o controle de volume, que você acessa com um clique duplo no ícone de alto-falante na bandeja do sistema. Assegure-se de que o som do microfone e dos alto-falantes não esteja mudo e nem no volume máximo. Se estiver configurado corretamente, você será capaz de bater levemente no microfone e ouvi-lo nos alto-falantes. Agora coloque o microfone próximo aos alto-falantes e aumente o volume até ouvir a microfonia. Tente mudar a distância entre o microfone e os alto-falantes e veja o efeito que isso tem nas coisas.
Se você estiver instalando um sistema de som e quiser evitar a microfonia, há umas poucas regras gerais que podem ajudar a evitar o problema.
– Garantir que os alto-falantes estejam à frente do microfone e apontem para longe dele; se os alto-falantes estiverem atrás do microfone, a microfonia estará praticamente garantida.
– Use um microfone unidirecional.
– Coloque o microfone próximo à pessoa que está falando ou se apresentando.
– Atenue no equalizador as freqüências onde ocorre a microfonia.
Bem, agora que você já sabe como ela funciona, e basicamente como evita-la em sistemas simples vamos aos mais modernos recursos contra a microfonia e técnicas de sonorizaçao e operaçao de som que podem garantir que ela não ocorra e que possa ser atenuada caso venha a ocorrer.
Equalização e Microfonia
A equalização serve para melhorar os níveis de resposta e inteligibilidade de um sistema de som e utiliza-la de forma correta é mais de 70% de chances de um se obter um som de alta qualidade e livre de microfonias e de outros inconvenientes.
Visivelmente, pode-se equalizar o sistema enfatizando as frequencias mais críticas para entendimento de um discurso e atenuando as frequencias que não são agradaveis ou estao causando a microfonia. Utilizando o equalizador em insert ou antes da entrada da mesa de som, ou seja um canal do equalizador para poder ajustar a entrada de audio para os níveis ideais.
Outro uso do equalizador, principalmente quando utilizado na saída principal da mesa de som, é corrigir deficiências do sistema (atenuando ou elevando) ou do ambiente, mantendo a resposta mais próxima da obtida no monitor de referência usado na entrada do sinal (essa referencia pode ser por exemplo um fone de ouvido de alta qualidade ou que seja preferível pelo operador por já conhecer seu modo de operação.
Um equalizador não faz milagres, ele nunca vai conseguir corrigir um sistema mal dimensionado ou montado de forma incorreta. Seja esse problema causado até mesmo pelo ambiente onde o sistema esteja sendo instalado, ou erros de alinhamento e de fase dos auto-falantes, ou problemas em equipamentos que não funcionam ou não sejam adequados ao tipo de instalação que esta sendo feita. Ah, deixo aqui uma dica, não adianta elevar níveis de frequência ou over de amplificadores se o sistema está sub-dimensionado essa pratica vai elevar o risco de microfonia e certamente vai causar danos ao sistema de som, seja falhas nos amplificadores ou queima dos auto-falantes.
Para equalizar um sistema, primeiro ouça uma música ou um som que você conhece bem, e verifique todas as frequências que estão acima do indicado, e atenue a principal. A cada etapa ou alteração ouça atentamente os níveis de resposta, e a qualidade final do som. Existem softwares e aplicativos próprios para testes de som, que podem ser usados, tanto para calibrar o sistema como para gerar realimentação para testes e estudos.
Após eliminar todas as frequências que estão acima do indicado, deve-se verificar se existe a falta de alguma e se é melhor dar um ganho nessa frequência ou atenuar as próximas, só de ganho em uma frequência se e somente se o sistema de auto-falantes naturalmente tenha uma defasagem nessa faixa, ou se os amplificadores possuírem uma amplificação não linear e essa faixa for atenuada. Dar ganho pode melhorar a saída do sistema, porém, também pode aumentar o risco de microfonias e de causar danos aos seus amplificadores e auto-falantes.
O que pode ser feito fisicamente para evitar as microfonias, é colocar os auto-falantes o mais longe possível dos microfones, evitar aumentar o ganho dos microfones a níveis superiores a 0dB ou em casos extremos a +3dB, aumentar e diminuir as frequências na mesa de som de forma indiscriminada, o ambiente deve ser favorável a acústica do sistema, evite salas inteiras de vidro ou mármore pois nesses casos o maior problema é o ambiente e não o sistema de som, daí dimensione o sistema afim de evitar problemas com esse tipo de acústica ambiente.
Uma das piores situações ocorre quando o sistema entra em microfonia antes de ter um volume aceitável no ambiente, se isto ocorrer, experimente essas dicas antes de pensar que o problema é com o sistema ou com a equalização:
– Solicite ao orador ou vocalista que fale mais alto e mais perto do globo do microfone. Ao se reduzir a distância entre o orador e o microfone pela metade o ganho é de +6dB em relaçao a distância anterior, enquanto que aumentar a distância do microfone em relaçao as caixas de som gera um ganho de +3dB antes da microfonia.
– Reduza o som e a quantidade de microfones abertos, a captaçao de som ambiente e desnecessário pode gerar uma perda de aproximadamente 3dB para mais ou para menos se o som captado não estiver vazando para outros auto-falantes e outros microfones. Um detalhe é que muitas vezes a microfonia de um vocal por exemplo pode estar ocorrendo no microfone da bateria por exemplo pois a saída do retorno do baterista pode estar elevada demais ou o sistema de palco estar mal dimensionado (caixas muito proximas ou maiores que o necessário ou, o mais comum, volume excessivamente alto no palco para o retorno dos musicos). Um erro comum é deixar os musicos ouvirem só o retorno de forma a cobrir o som do PA, o som de palco deve ser o suficiente para que eles se escutem, porém não o suficiente para vazar e muitas vezes querer falar mais que o proprio PA.
Uma outra solução é usar um sistema automático de eliminação de Feed-back, porém esse sistema pode funcionar satisfatoriamente, se usado no inserte ou diretamente no canal onde ocorre a microfonia, se usado na saída principal ou nas vias de monitor, podem acabar eliminando frequências e partes de sons interessantes e necessários, diminuindo a qualidade geral do sistema.
Equipamentos e usos
Bem, os eliminadores de microfonia como o Berhinger FeedBack Destroyer DSP1100, funcionam bem, porem não devem ser utilizados como padrão para a eliminação da microfonia, e sim para corrigir por exemplo um microfone sem fio que vai para o meio do publico em um sistema de perguntas, ou por exemplo para um palestrante que tem que se movimentar no palco ou até mesmo para um músico de rock que vai perambular pelo palco todo o quer níveis altos de SPL.
Uma boa dica para esses casos é, tenha potencia de sobra para seu sistema, dimensione bem as caixas de som (balanceando a quantidade de falantes, drivers e divisores) e prefira a qualidade das caixas do que o preço, uma caixa mal dimensionada pode estar saturando em algum ponto gerando distorções por exemplo no divisor o que além de leva-lo a queima pode estar degradando a performance geral do sistema puxando ainda mais a microfonia.
No PA, prefira caixas com cornetas direcionais e coloque-as o mais a frente possível, evite montar as caixas em cima do palco para evitar microfonias e outros problemas, prefira microfones direcionais, que tenham maior rejeição dos sons vindos de sua parte traseira. Quanto mais caixas no palco, mais fontes de microfonia, o vocal deve ouvir-se bem, os demais músicos somente o necessário para acompanhar a música, quem manda no palco é o técnico de som, se o musico e o técnico são experientes, o técnico vai mandar o que o musico precisa ouvir sem saturar o sistema e sem causar problemas de realimentação. Um dos grandes problemas que enfrento ao operar palco para bandas diversas é falta de capacitação dos músicos para exercer sua função, onde cada músico quer aparecer mais que os outros, ou seja, quer mostrar seu trabalho mais que os outros e ficam todos pedindo aumenta isso, aumenta aquilo, etc, entenda quem sabe o que deve ser aumentado ou abaixado é você, você tem que saber o nível necessário para uma boa execução musical.
Dica, imagine que você é um maestro, e você determina quem entra e quem sai e qual nível você vai fazer e gerar um resultado satisfatório, o musico tem que exercer sua função, que é nada mais nada menos que tocar seu instrumento, quem deve entender de masterização é o técnico de som.
Usar microfones corretos para o que está sendo captado, equalização perfeita para eles e microfones de voz exigem um equalizados bom em insert, mais microfones as vezes pode ser mais problemas, portando microfones demasiadamente altos ou abertos desnecessariamente só servem para causar problemas.
Um bom alinhamento do som de PALCO e do PA é imprescindível, prefira alinhar os sistemas com música ou sons que você conhece e que estejam gravados em cd ao alinhar o sistema pelo som dos músicos, pois estes variam sua forma de tocar em momentos diferentes.
Se estiver lidando com músicos inexperientes, seja educado, mas ensine-os algumas regras como:
-não apontar o microfone para os monitores;
-não mudar a posição dos pedestais de mic depois da passagem de som;
-relatar qualquer problema com o som de palco antes do show (e não depois de terminado, como geralmente acontece);
-segurar o mic da maneira correta (pelo corpo, não cobrindo o globo com a mão, tipico de rap e funk)
-procurar manter sempre a mesma distância do mic, e falar em tom constante, nunca berrar ao microfone.
Bem, espero ter ajudado com essas dicas e lembre-se que a maioria dos problemas com microfonias ocorre com sistemas mal dimensionados e mal montados no palco, seguidos por músicos inexperientes e por fim técnicos mal capacitados e que não conhecem o equipamento que tem em mãos. Portanto, conheça a fundo os recursos de cada aparelho e lembre-se que quem manda no som que você está fazendo é você, se você não interfere na maneira como o musico toca seu instrumento, porque ele tem que se intrometer na maneira como o técnico de som realiza seu trabalho?
Se você é musico, entenda que uma boa performance do grupo como um todo, seja qual for o estilo musical é preferível a uma ótima performance de um cavaquinho que faz com que todo o grupo esteja perdendo, é um grupo, portando todos devem caminhar juntos e o técnico de som é quem está vendo (escutando) o som que o publico ouve e também como o sistema de som responde a cada alteração.