Efeitos Especiais – FOGOS INDOOR e Outros

Guerb
TEMPO DE LEITURA ESTIMADO: 7 MINUTOS

Bom, resolvi escrever este guia para poder dar algumas dicas sobre os tão comentados efeitos especiais para festas e eventos, e a dúvida que este tipo de material tem gerado, tanto para o pessoal técnico como para o pessoal que vai contratar o serviço.

Nesta matéria, resolvi fazer uma série de perguntas e respostas que tenho recebido através do suporte da empresa com as principais dúvidas. Para facilitar a leitura, deixei em negrito as perguntas.

1- O que é FOGOS INDOOR e FOGOS OUTDOOR e quais suas diferenças?
R: Os fogos indoor são fabricados com outras químicas ao invés da pólvora para produzir a queima e portanto o efeito, no caso dos materiais importados e de alta qualidade o material utilizado é a nitrocelulose, um pó muito usado na fabricação de tintas, que é altamente inflamável e não produz fumaça na sua queima. Já alguns fogos indoor de baixa qualidade utilizam a vinílica e a pólvora para produzir a queima o que pode causar danos tanto a estruturas quanto a pessoas, pois a pólvora produz fumaça de enxofre e mais de 20 gases tóxicos durante a sua queima. Até hoje, o Brasil ainda não produz produtos para uso indoor, e as fábricas brasileiras que vendem estes artefatos geralmente importam.
Quanto aos fogos outdoor, são produzidos com pólvora de diversos tipos e químicas para a produção das cores, porém, por produzirem queima e liberarem gases tóxicos só podem ser utilizados em local aberto, e dependendo do tipo de artefato só podem ser manuseados por técnicos responsáveis.

2-Quais são as variedades de efeitos especiais que posso utilizar em ambientes fechados?
R: Em ambiente fechado, podem ser usados tanto os fogos indoor como também efeitos com base em outros produtos como a bolha de sabão, a neve artificial, a troca de luz (efeito de desaparecimento), a sky paper, a chuva de rosas e outros, adiante irei explicar cada um deles e a forma de utilização.

3-Porque tenho diversos tipos de SKY PAPER com PREÇOS DIFERENTES?
R: Bom, primeiramente existem 2 familias de máquinas de sky paper, as elétricas e as de pressão, ambas possuem usos diferentes, as elétricas são utilizadas para uso prolongado, porém, sua forma de concepção (pás rotantes através de um girante) não permite que materiais como pétalas de rosas sejam jogados, já as pneumáticas como são conhecidas as máquinas de pressão, utilizam gás (geralmente o CO2) para produzir pressão negativa e sugar as pétalas ou outros pequenos objetos qatravés de sua valvula. As máquinas pneumáticas são mais caras que alguns modelos elétricos e também possuem um custo mais elevado para a sua operação, pois demendam a utilização de gás que tem que ser reabastecido constantemente, já as elétricas bastam que se ligue a uma tomada o que é muito mais simples de se utilizar.
As máquinas elétricas no entanto possuem uma vasta variedade de tipos, e com funções diferentes, por exemplo, as máquinas eletricas possuem várias especificações como pressão, consumo elétrico, força produzida, rotação do motor entre outras, o que faz com que as mesmas variem enormemente de preço.

4-Porque o preço das máquinas elétricas de SKY PAPER varia tanto?
R: Primeiramente porque são realmente máquinas diferentes, por exemplo, atualmente possuo máquinas que vão de 1/4cv até 6cv, a potencia da máquina (força em cv) é dada em cavalos de força, e é essa especificação quem vai dizer qual a quantidade máxima de papel que pode ser colocada na máquina por minuto por exemplo. A pressão, que é dada em libras é que vai dizer a altura que o papel vai ser arremessado. Outra especificação que é muito confusa é o consumo elétrico que é dado em kilowatts ou Kw e é muito confundido com a potência em cv do motor. Geralmente a potencia em CV é 3 veses menor que a potência em KW.

5-Quais efeitos posso usar em uma festa de debutante?
R: Pode utilizar praticamente todos, porém, sempre com critério, o efeito especial é um efeito e não uma constante, portanto, deve ser utilizado somente em momentos marcantes como a entrada, uma dança, algum discurso ou outro momento, para escolher o efeito que melhor se encaixa, o ideal é verificar TODOS os momentos de destaque, classiicar a ordem de importância e aplicar os efeitos de acordo com essa ordem.

7-Quais são as opções de efeitos, e seu impacto?
R: Primeiramente os fogos, que causam grande impacto e devem ser usados em aberturas e fechamentos, ou em entradas.
Os efeitos tipo SKY PAPER, que podem ser usados durante lançamentos, entradas mais demoradas e danças.
O Efeitos de bolha de sabão e neve, ideais para momentos marcantes e que tenham que ser lembrados, como aniversários ou efeitos de longo prazo.
Efeitos como a NUVEM ou FOG, devem ser usados durnate as danças ou durante a entrada de produtos, com a sensação de frio.
Efeitos de essência, devem ser usados para lembrar e impactar as pessoas, quanto maior o numero de sentidos que for exposto ao efeito simultaneamente maior o impacto e a força que o efeito irá causar.

8-Quais modelos de FOGOS INDOOR disponíveis no mercado?
R: Atualmente encontramos diversos modelos de fogos para uso indoor, os mais comuns no Brasil são o Silver Jet e o Guerb, ambos soltam chispas prateadas e o que os diferencia é o tempo, o silver jet possui cerca de 1 segundo e dispara com alta pressão de uma vez só, já o guerb tem tempos que variam de 3 a 30 segundos e uma pressão um pouco menor. Outro efeito é o FONTAINE que também produz chispas prateadas, porém tem sua base com fogo colorido, pode variar de altura e tempo, geralmente usado nas velas de bolo. Alguns efeitos importados como o zaxxon que produz chispas e roda em torno de um eixo fazendo um circulo de fogo, o flame que produz uma chama de baixa temperatura, o fireball que é similar o flame porém produz uma bola de fogo, o micromet que são bolinhas coloridas que são disparados como uma mina, o flash que produz luz intensa como um flash de strobbo que fica piscando, o puff que produz fumaça branca em forma de gaiser, o concussion que produz um forte estampido como uma bomba, o cracker que produz dezenas de pequenos estourinhos como uma salva. Glitter canhões de papel picado metálicos ou seda com diversas cores. Humo de cor, fumaça colorida em disparo único.

9-Pó colorido para festas e eventos, indoor e outdoor, como usar?
R: O pó colorido é uma novidade que veio da índia, e está se espalhando por todos os cantos do mundo, é um pó feito a partir de rochas, totalmente inerte a vida marinha, totalmente biodegradável, totalmente atóxico e sem riscos a saúde humana, animais e a vida marinha. Pode ser usado em ambientes abertos ou fechados.

10-Como é a segurança no uso de efeitos especiais em festas e eventos, quais normas aplicáveis?
R: Como tudo que envolve vidas e pessoas, devemos seguir todas as regras de segurança durante a instalação, a montagem e desmontagem e a operação de todos os efeitos, o técnico ou responsável, deve ter total autonomia para abortar em qualquer parte do processo e recusar-se a realizar qualquer tipo de efeito se não estiver totalmente seguro das condições de uso e da segurança da sua execução. No brasil, cada cidade, possui regras próprias e legislação própria sobre quais documentos são exigidos, grau de conhecimento e responsabilidades assumidas, cabe ao contratante checar todas as credenciais e também garantir a procedência de todos os artefatos, máquinas e insumos utilizados.

11-Existe risco na utilização de efeitos especiais em qualquer tipo de ambiente?
R: Não. Todos os efeitos quando executados seguindo-se as normas de segurança nacionais e internacionais, com equipamentos de qualidade, montados e operados por profissionais treinados e responsáveis tecnicamente são seguros. O risco existe sim quando tentamos burlar alguma dessas regras ou utilizamos equipamentos e artefatos inadequados para o local ou tipo de efeito. Portanto, sempre vale a pena procurar profissionais qualificados e certificados para a execução de serviços de efeitos especiais em qualquer ambiente.

13-Quem regulamenta o uso, e a execução de efeitos em festas e eventos?
R: No Brasil, não temos uma entidade específica para a regulamentação, de nenhum tipo de serviço nesta área, o que temos são legislações específicas em cada um dos níveis, a nível federal temos as normas de segurança do trabalho e de instalações (NR), temos as leis da CLT e DRT para contratação dos profissionais. Em nível estadual, temos os conselhos regionais de classe como o CREA de engenharia, o CRQ de quimica, o CRM de medicina, entre outros, e temos que nos atentar as obrigações junto aos órgãos como Policia Civil, Bombeiros (militar), Serviços de Saúde e Meio Ambiente (prefeitura), sobre as regras específicas para cada estado e cada município. Cada tipo de efeito, de execução, pode possuir regras próprias, e legislações específicas.

 

About the Author

You may also like these

× Chame no WhatsApp