Decoração IMPACTANTE com TECIDOS e ILUMINAÇÃO

TEMPO DE LEITURA ESTIMADO: 8 MINUTOS

Bem, muita gente nos pergunta sobre sugestões de decoração de festas em geral, e acabamos dando dicas isoladas, porém, resolvi escrever este artigo para mostrar uma sugestão super profissional, que pode ser feita facilmente por 2 pessoas e que requer pouco investimento, o que o torna como uma ótima opção para que já trabalha na área a oferecer este tipo de serviço como um adicional.

O uso de iluminação para destacar objetos e ambientes é o que diferencia uma decoração profissional de uma decoração caseira, a “LUZ É VIDA” portanto é extremamente necessária, e o seu uso correto faz toda a diferença. Uma iluminação mal feita pode por a perder todo um trabalho de criação, de arquitetura; é comum ver decorações lindas, com uma iluminação errada que acaba sofrendo críticas e inúmeras vezes vemos decorações comuns, perfeitamente destacadas que ficam maravilhosamente belas.

Esse aspecto é justamente o que eu vou tentar mostrar aqui, e indicar uma linha de raciocínio para que uma pessoa que não tenha conhecimento de iluminação cênica e nem decoração consiga criar um ambiente agradável e bonito. Primeiramente, vamos colocar em mente algumas premissas da natureza humana, que já falei aqui em outros artigos: – O ser humano analisa cada etapa para conseguir visualizar um todo; -A luz chama a atenção tanto de adultos como de crianças; -Todos os nossos sentidos fazem parte da memória (somos sinestésicos), portanto lembramos mais de coisas que nos marcaram em mais de um sentido; – Acessamos nossa memória através de lembranças, portanto, devemos criar uma linha de pensamento para conduzirmos nossos convidados por suas próprias lembranças e alegrias.

Todos esses pontos parecem super simples, porém, mexer com sentimentos das pessoas, com lembranças e salvar essas experiências é algo muito difícil, porém, com algumas dicas, e um roteiro, vou tentar mostrar como isso é feito no cinema, no teatro e como podemos fazer isso em uma festa afim de impactarmos o maior número de convidados e deixar uma boa experiência.

Neste exemplo vou usar uma festa de 15 anos, debutante, pois é comum a presença tanto da família quanto de amizades dos adolescentes e envolve tanto os amigos mais íntimos como a família e os conhecidos, dai diferentes tipos de experiências devem ser necessárias para poder trazer as lembranças da maioria dos convidados. Como é comum fazer a festa de debutante em salões de festa, vamos usar um ambiente estilo salão como exemplo.

A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA

15 anos TomorrowLand
Entrada de festa de 15 anos, temática.

Isso é uma realidade, portanto, logo na entrada, tente chamar a atenção para o lugar; uma boa pedida é o uso de estrelas e cores fortes, se tiver disponível utilize um moving com o nome da debutantes e com estrelas ou desenhos de luz, como luz de fundo do ambiente, pode-se usar a HQI400 principalmente em cores como AZUL, VIOLETA ou ROSA. Próximo a porta ou a recepção, faça um portal que não permita que o lado de dentro seja visto, crie suspense no acesso, um bom exemplo seria o uso de uma entrada dupla, onde seu formato neste ponto, se a festa é temática coloque uma pessoa recepcionando os convidados e distribuindo os adereços, se for uma festa tradicional opte por colocar uma foto em formato grande com uma iluminação bem definida. O portal pode ser feito com tecidos como o VOAL ou a Lycra Light Tencionada.

No salão, devemos ter em mente, que ao entrar o convidado espera uma área de conforto, ou seja, se for servida uma refeição uma mesa com cadeiras, a mesa pode ser redonda as toalhas podem ser em TECIDO LIGHT na cor branca, com uma sobre toalha que pode ser em CETIM ou VOAL ou até mesm em cores mais fortes do próprio tecido LIGHT. Se a recepção for um coquetel, prefira ao uso de cadeiras o uso de PUFFs quadrados para os convidados e mesinhas como aparadores que podem ser feitas com os próprios PUFFS de cores mais berrantes com um vidro de 40×40 ou 50×50 na parte superior servindo como aparador dos copos e pratos. A Iluminação deste ponto deve ser bem aconchegante, não muito forte, e preferivelmente em cores mais quentes como o ÂMBAR, AMARELO, ROSA CLARO, AZUL BEBE, LILÁS ou Branco Quente 3200K. A Decoração deste ambiente, pode ficar por conta de TRIÂNGULOS de SPANDEX ou mesmo de TIRAS DE TECIDO LIGHT. Se forem usadas mesas, opte por uma decoração mais na parede e cores mais berrantes. Em ambos os casos aparelhos como WALL WHASERs e Refletores em LED RGB podem ser uma ótima pedida, pois permitem transições suaves de cores e também opção de mudar as cores conforme o momento do evento.

Decoração interna do salão, atenção especial para cada mesa, com efeitos de cores como a balada.

EXPLORE TODOS OS SENTIDOS

Se possível, utilize efeitos visuais nas áreas como saídas e acessos, opções como máquinas de bolhas de sabão ficam perfeitas pois trazem de volta momentos imaginários e lúdicos, um bom som com músicas suaves e em volume agradável durante a chegada dos convidados é ótimo pois como disse antes, temos memória sensorial, e ao nos sentirmos em um circo ou parque de diversões com músicas de época e com temas de filmes marcantes por exemplo voltamos a lembrar dessas experiências.

Cada ser humano, acessa suas memórias através de um sentido diferente, alguns pelo olfato, outros pela visão, audição, tato, enfim, somos sinestésicos a psicologia já estuda a sinestesia a muito tempo, e a arte explora esses sentidos, criando estímulos no momento certo. Não basta criar um impacto visual, temos que estimular o maior número de sentidos das pessoas, dessa maneira vamos acessar suas lembranças, memórias e despertar estados novos, criando uma espécie de ancora para os sentimentos.

A programação Neurolinguística (PNL) usa muito esses conceitos na psicologia, se você quiser, procure se aprofundar nesse estudo de âncoras em PNL que os conceitos são extremamente úteis quando você projeta um ambiente, seja ele uma festa, um show, uma peça de teatro ou qualquer outro que vá criar estímulos e ser lembrado por pessoas.

Criamos o ambiente, agora como saber se o iluminamos de forma correta?

Bem, sinta-se em casa, esse é o objetivo de toda iluminação, deixar a pessoa que está exposta a ela confortável, evite que reflexos ou raios de luz incidam diretamente nos olhos ou rosto dos convidados, permita que as pessoas enxerguem com detalhes umas às outras, sem distorções de cores nem brilho excessivo, ou seja, prefira uso de luz indireta e de baixa potência. Se o ambiente está sendo usado para servir comes e bebes, evite sobre qualquer circunstância cores como AZUL e VERDE sobre a comida, pois essas cores não são confortáveis e não trazem sensação de sabor.

Um bom teste para saber se o ambiente etá bem iluminado, é tentar efetuar uma leitura de um texto, digamos de um livro impresso, se você tiver que aproximar demais o texto, é sinal que falta iluminação, se tiver que cerrar as sobrancelhas, é um sinal de existência de reflexos e o uso de outros pontos, uma re-afinação ou uso de difusores deve ser necessário, se ao ler o texto você lacrimejar, significa que o ambiente está iluminado demais e foi excessivo o uso de cores de alta temperatura (acima de 6000K) é necessário uso de filtros que baixem o brilho ou a temperatura de cor. Em um ambiente de meia luz, como uma pista de dança, o ideal é que se consiga ver o texto com contraste em relação ao fundo, porém devido a baixa iluminação é comum sentir a sensação de que o texto está desfocado.

Essas dicas devem ter ajudado a criar um ambiente agradável e bem iluminado, e o uso de tecidos e outros objetos decorativos ajudam a criar o ambiente e a definir os espaços através do contraste de cor, que é um importante artificio para trazer sensações diferentes e experiências diferentes conforme o local onde estivermos no ambiente da festa. O uso de separadores de ambiente com camadas de tecidos por exemplo pode ajudar a definir o alcance do som e dependendo do volume criar ambientes mais descontraídos como as pistas de dança, ou ambientes mais calmos e aconchegantes como a área social ou mais tranquila como á área do buffet e a entrada da festa.

Sempre que projetar um evento, lembre-se que deve seguir um caminho para os convidados, e que ele espera ser recepcionado com calor e conforto para também se sentir confortável, portanto, uma recepção bem iluminada, com cores quentes e bem definidas, depois a área social, com um som bem leve, um clima agradável, com boa definição de luz, sem raios ou reflexos, onde as pessoas possam conversar sem serem incomodados pelo som de pista, uma área próximo ao buffet, com uma iluminação intensa, que permita que seja vista com detalhes as cores dos pratos e do ambiente, com tons claros e branco quente (3200K) são ideais, se for ter mesas, a área das mesmas também deve ser iluminada da mesma maneira. Longe desses ambientes, geralmente separados pela área social, deixe a pisa de dança ou áreas de lazer para adultos e crianças.

Sempre tenha em mente, que vão existir momentos diferentes durante o evento, e pessoas diferentes, lembre-se que pessoas mais idosas não gostam muito de barulho constante, algumas pessoas tem dificuldades visuais ou auditivas e precisam se sentir confortáveis também. Um detalhe muito importante é a mobilidade, deixe sempre acesso a pessoas com qualquer tipo de deficiência, entre as mesas, não basta passar um corpo, tem que passar confortavelmente se o salão não tem espaço, prefira menos lugares; outra observação que tenho observado muito em eventos, principalmente sociais, é a negligência com a segurança, não é incomum ouvir do contratante coisas do tipo “Essa porta de emergência é feia, tem como esconder isso” ou “Vamos tampar esse acesso para ninguém ficar entrando e saindo“, porém, nunca podemos prever de antemão uma emergência e nestes casos, cabe ao profissional se recusar a fazer o gosto mesmo do contratante, afinal, nada pode sobrepor as exigências legais e temos que ter em mente que lidamos com vidas.

 

About the Author

You may also like these

× Chame no WhatsApp