Com a crescente quantidade de produções em vídeo e com o barateamento dos projetores o mercado de projeção de vídeo em grandes formatos vem crescendo, hoje além do uso tradicional em salas de cinema, é possível encontrar projeções de vídeo em praticamente qualquer ambiente, seja em um salão de uma igreja, em uma sala de aula ou reunião e até mesmo em casa, e na mesma proporção que os conteúdos vem se popularizando, também vem surgindo novas opções de equipamentos de projeção e claro de telas de projeção com características próprias e indicadas para os mais diversos tipos de ambientes.
Esta enorme variedade, a preços acessíveis abre espaço para vendedores indicarem um ou outro material visando não a qualidade mais o lucro, e acabam por vender gato por lebre, causando mais problemas do que soluções, e muitas vezes confundindo os técnicos com dados irrelevantes sobre qualidade. Vamos entender os tipos disponíveis e seus usos, para que você possa fazer a escolha mais apropriada ao seu ambiente.
Projeção Retro ou Frontal?
Esta questão é difícil de responder somente com base em dados técnicos pois além deles questões como o ambiente pesam muito neste tipo de escolha. Antes de mais nada, na imagem à esquerda, vemos um esquema de montagem utilizando a projeção frontal. Já na imagem a direita, vemos um esquema de retroprojeção.
Tecnicamente, as projeções frontais, produzem uma imagem com maior taxa de brilho, cores mais vivas e com menos problemas causados por reflexos e incidência de luz direta sobre a tela, por outro lado reduzem o contraste da imagem, o que diminui a percepção das cores e contornos, principalmente em ambientes iluminados, o que pode aumentar o cansaço visual. Algumas telas frontais, possuem tratamentos em cores específicas, para reduzirem essas deficiências e se adaptarem a condições adversas do ambiente.
Já as telas para retro projeção, produzem melhores resultados e imagens com maiores taxas de contraste, ou seja, com contornos mais nítidos, porém, reduzem a sensação de profundidade da imagem, além de serem muito sensíveis a reflexos de luz. Algumas telas retroprojetoras, possuem colorações diferentes do branco, justamente para reduzirem a quantidade de reflexos devido a luzes existentes no ambiente, essas telas possuem características específicas e diversas colorações diferentes cada qual com a sua finalidade.
A indicação de uso das telas frontais são para projeções de vídeos e filmes, e aplicações de entretenimento em geral onde as taxas de brilho e cores vivas são mais importantes, além de requererem projetores de menor potência para produzirem bons resultados tanto em ambientes com baixa luminosidade ambiente como com alta luminosidade ambiente. Já as telas retroprojetores por produzirem maiores taxas de contraste são mais indicadas para projeções de textos, ou para trabalhos contínuos como telas de computador, monitoramento e segurança e sinalização (digital signage).
Diferentes cores de Projeção
Tanto as telas frontais como as retro, possuem atualmente um leque de cores diferentes, cada qual com características diferentes e aplicações específicas, ao lado, vemos 4 diferentes modelos do material VCH da fabricante chinesa HOHO todas para projeção traseira (retro) onde a tela GRAY ou prateada, é indicada para projeção onde exista incidência de luz diretamente na tela, entre a tela e o espectador porém, sem incidência de luz entre a tela e o equipamento de projeção. A DARK-GRAY ou cinza escura tem uma aplicação similar a anterior, porém, indicada para ambientes onde a luz incida tanto na parte frontal entre a tela e o espectador, como na parte posterior entre a tela e o equipamento de projeção. Ambas permitem o uso de filtros polarizadores para projeção 3D e uso com qualquer tipo de projetores.
O Modelo WHITE é o mais tradicional, e indicado para ambientes com baixa luminosidade em ambos os lados, não possibilita uso de filtros polarizadores, e possui uma taxa de brilho mais elevada, o que possibilita seu uso em diversas situações. Devido ao tratamento da superfície de projeção, com uma micro textura, pode ser usada também para a projeção frontal, bastando-se utilizar o material invertido, ou acabamento em ambos os lados criando as chamadas telas bi-way que são muito indicadas para eventos, por serem extremamente resistentes a montagem mecânica, e uso em diversos tipos de ambientes, possibilitando uma solução técnica mais eficiente neste perfil de montagem.
As telas transparentes, nesse fabricante somente na cor CLEAR tem como principal uso a projeção holográfica ou uso de projetores iterativos, principalmente para uso em sinalização digital, marketing e telas iterativas por exemplo para monitoramento ou exibição de resultados e gráficos, são indicadas para uso com projetores verticais, que ficam em uma montagem paralela a tela, muito comuns em equipamentos da marca EPSON, como a linha BrightLink.
Além dessas podem ser encontradas no mercado telas que possuem características específicas, como tratamentos para redução da passagem de luz Azul ou Ultra Violeta para melhorarem o conforto visual para leitura, geralmente em um tom levemente amarelado ou esverdeado, ou por exemplo para uso em efeitos de filmagens, como o still-move para produção cinematográfica e teledramaturgia onde uma filmagem por exemplo de um veiculo em movimento é feita com o veículo parado e a sensação de movimento é obtida com projeções de vídeos o que permite por exemplo controles como ambiente, chuvas e tempéries climáticas obtidas em conjunto com a captação, efeitos especiais e CGI (efeitos computadorizados) como no exemplo dos vídeos abaixo:
Para as telas frontais, também temos uma variedade de cores, que são muito similares as já apresentadas, porém com características diferentes de uso, um material que apresenta grande variedade de cores é o VNS ou VNC (são o mesmo material, de fabricantes diferentes) que possuem as cores WHITE (Branco) que tem um propósito geral, e atende a todos os tipos de usos e formatos, não tendo nenhuma característica específica. A cor GRAY ou SILVER, tem como principal característica o uso de filtros polarizadores, para projeção 3D em matriz ativa ou passiva para todos os tipos de ambientes. A Cor BLACK que é usada para salas onde se tem maiores luminosidades e também para melhorar o contraste da projeção, corrigindo uma das falhas da maioria dos materiais destinados a projeção frontal. Já cores como a BEIGE e/ou WARM que são tons amarelados ou acastanhados, reduzem a emissão de luz azul, e trazem maior conforto visual, indicadas para salas de aula ou projeção de textos. E a cor COLD-BLUE ou COOL que são indicadas para projeções de imagens de alta velocidade, como campeonatos esportivos, corridas, jogos de futebol e vídeos de extrema ação e movimento.
Outras Características Importantes
Alguns outros materiais possuem características próprias e são destinados a usos específicos sobre certas condições, são eles o MP25515 e MP25512 respectivamente nas cores BRANCO e VERDE (a cor verde tem esse nome, porém, seu tom lembra uma cor cinza levemente esverdeado) nas imagens acima, vemos uma tela feita com o material MP255(15/12) meia a meia para demonstrar as características e diferenças de qualidade e da projeção usando um ou outro modelo. Este material, tem como principal qualidade ser fabricado com um tratamento micro-texturizado e cravejado com micro-esferas de vidro, que filtram ou dissipam a refração, tanto da luz da projeção como da luz ambiente, criando uma superfície que absorve esses raios e aumenta a taxa de contraste do projetor, sendo indicada para uso interno (já que é pouco resistente a abrasão e de difícil limpeza e manutenção em ambientes externos) e consequentemente indicada para um tamanho máximo de 300″ (trezentas polegadas) e uso com projetores de até 4000 Ansi Lumens produzindo ótimos resultados mesmo em ambientes iluminados.
Um segundo material diferenciado são as telas de material têxtil ortofônico, disponível nas cores branco, preto e cinza tem o mesmo uso do material anterior, porém, devido a forma como são fabricados os materiais têxteis (existem diversas gramaturas por metro quadrado, cada qual com uma faixa de frequências específicas de atenuação) e permitem a passagem de ondas sonoras através do material sem nenhuma distorção ou com distorções e atenuações específicas em determinadas faixas de frequência geralmente superiores a 18 kHz (agudos) e por isso são indicadas para serem instaladas na frente de caixas acústicas servindo como um material estético para esconde-las sem causar interferências na qualidade acústica do ambiente. Um ponto importante ao se adquirir este tipo de telas é que elas devem ser lavadas para evitar acumulo de poeira e também, saber qual a atenuação em dB para cada faixa de frequência afim de escolher o material que melhor se adapta ao ambiente, e também de fazer a compensação acústica através de equalização ou processamento dos sinais de áudio.
Outro material similar, são as Telas Ortofônicas, que permitem uso externo, e são produzidas com perfurações ou texturas que conferem ao material qualidades acústicas onde os maiores fabricantes desses materiais são a 3M e a Screenint e atualmente os materiais da Brasileira Sansuy que vem ganhando muita qualidade em todos os tipos de materiais. Cada uma das opções de cor, tem características próprias e alguns modelos permitem alem da projeção a impressão por sublimação podendo ser usadas em palcos e ambientes externos.
As telas adesivas, que vem ganhando muito mercado principalmente nas igrejas e em residências, que são fabricadas em um material que pode ser “adesivado” sobre paredes, vidros e outras superfícies criando um formato versátil e de fácil aplicação e montagem, algumas podem inclusive serem removidas e reafixadas pois usam adesivos em spray são muito leves e baratas, podendo ser descartadas após algum tempo de uso.
Tintas para projeção, mais novas no mercado, são as tintas com características especificas para melhorarem a qualidade da projeção, próprias para sem usadas diretamente sobre a tinta comum, conferem características e cores que produzem resultados fantásticos de qualidade e facilidade.
Outros materiais, a crescente demanda por vídeos e projeções de grandes formatos, vem fazendo aparecer no mercado diversos materiais que produzem um acabamento estético como um revestimento epóxi similar a madeira ou pedras, que possuem também características de refração e absorção de luz e que são fabricados especificamente para uso com projeção ou iluminação ambiental ou arquitetural na mais diversas cores e tipos, muitos com características foto-sensíveis, que podem apresentar diferentes características quando iluminados por luz natural e luz polarizada.
Enfim, seja qual for a sua aplicação, existe uma tela mais adequada para a aplicação específica, ou telas para uso geral que vão trazer ótimos resultados para seu trabalho ou hobby. Em um próximo artigo, vamos abordar os diferentes formatos e relações de aspecto (aspect ratio) existentes em telas e quais são os mais usados conforme o tipo de mídia usado. Até a próxima.