Se você ainda não sabe exatamente o que é o ChromaKey, ele é basicamente uma tela verde, como geralmente é conhecida, mais, para que isso funcione corretamente, temos alguns outros conceitos que vão um pouco além, onde o objetivo final é facilitar a substituição de uma cor por um outro composto ou imagem. Em um resumo, ele é o processo pelo qual um elemento de cor específico (croma) é removido de uma cena de vídeo e substituído (codificado) por um elemento diferente. Essencialmente, é a maneira como os produtores de vídeo removem um plano de fundo e o substituem por outro. Você já deve ter visto centenas de vezes, por exemplo em telejornais principalmente em cenários virtuais, filmes para ações e efeitos especiais, e uma centena de usos. Em livre tradução significa uma “COR CHAVE” que é justamente a cor escolhida para ser removida ou processada.
O ChromaKey é sempre Verde? NÃO!
As telas verdes tornaram-se o padrão de cores da indústria cinematográfica desde que ele foi inventado na década de 1940, antes mesmo da difusão do cinema a cores, pois, ao contrário de outras cores que refletem muita luz (brilhantes), como amarelo e vermelho, também não é encontrado em cores de pele, e isso é muito importante, para um Chroma Keying (efeito aplicado no chroma key) eficaz, a distinção entre o que você deseja manter como o apresentador e o que se deseja remover e substituir como o fundo deve ser feita. Originalmente, como só existia tons entre o preto e o branco, eram usadas roupas e luzes vermelhas, e o fundo verde, e a imagem captada ficava com tons de branco na cor vermelha, e totalmente escura nos tons verdes. Posteriormente, era filmado a imagem de fundo, depois os filmes eram sobrepostos e passados juntos, produzindo-se um terceiro filme que era a soma da passagem de luz e sombras dos outros dois.
Hoje, a técnica de sobreposição ainda é a mesma, porém, os sistemas eletrônicos (computadores e mesas de edição de vídeo lineares ou não) usam uma medição matemática dos níveis de sinal, o que veremos adiante, e usar uma tela verde ou azul significa que há muito menos chance do fundo se misturar com o assunto. Se eles se misturassem, a pele do sujeito seria parcialmente coberta pelo fundo, ou um fundo com muitas cores e tonalidades pode ser confundido e não removido corretamente, pois o computador não conseguiria distinguir claramente entre o que manter e o que remover. Existem algumas razões técnicas mais avançadas que veremos também para determinar qual a cor ideal para escolha.
Toda a imagem formada pela composição de luz, seja ela uma fotografia ou uma imagem na tela de um computador ou televisão, ou mesmo a imagem gerada ou captada por um vídeo, é composta pela sobreposição de três cores (VERMELHO, VERDE e AZUL – RED, GREEN, BLUE em inglês) que são conhecidas pelo sistema de cores RGB que vem de suas iniciais em inglês, em níveis mais detalhados, tecnicamente cada ponto da imagem, é formado por diferentes combinações do nível dessas cores. Na atualidade a maioria dos sistemas caseiros trabalha com uma escala de 256 possíveis valores para cada uma das cores, o que permite um total de 16777216 (dezesseis milhões, setecentos e setenta e sete mil duzentas e dezesseis) cores diferentes, e não vamos entrar em maiores detalhes sobre isso, mais o olho humano consegue distinguir simultaneamente pouco mais de 65000 cores.
Dai, temos que um fundo Chroma Key, pode ser facilmente obtido com qualquer uma dessas três cores (VERMELHO, VERDE ou AZUL), e que algumas variações do tom, são compensadas pelos algoritmos de cálculo usados nos softwares de computador, e também nos equipamentos de edição lineares.
Verde
Ele é o mais usado por normalmente existirem menos objetos verdes nas filmagens, que poderiam se misturar com o fundo e sumir na edição. Além do mais, a tonalidade tem uma grande capacidade de absorção de brilho, ajudando a controlar a luminosidade e facilitando o processo de pós-produção. por ser de mais amplo uso, acaba sendo mais comum.
Azul
Muito usado quando há algum objeto verde na cena que não pode sumir e também em produções menores e caseiras, por seu spill ser mais aceitável do que o do verde, afinal, ninguém quer ficar verde em uma filmagem, por causa das refrações. Mas tome cuidado ao utilizá-lo em ambientes externos, pois se o céu estiver aberto, ele também poderá ser afetado pelo efeito. Este é a cor ideal, por exemplo para filmagens de video aulas ou cursos, primeiro porque causa menos refração e segundo porque aparecem menos manchas.
Vermelho
O vermelho é o menos utilizado por estar muito próximo a tonalidade da pele das pessoas, principais protagonistas da maioria dos vídeos, que podem acabar prejudicadas no processo de edição. Porém, dependendo do objetivo de seu vídeo – em vídeos de demonstração de produtos ou em cenas com muitos objetos verdes e azuis – ele ainda pode ser o mais indicado.
O que é preciso para um Choma Key perfeito?
Pela minha experiência, a principal habilidade na arte de obter um efeito Chroma Key perfeito é a iluminação. Historicamente, as telas verdes ou azuis exigiam muito para serem eficazes. Luzes poderosas eram e ainda são necessárias para aumentar a intensidade do pano de fundo para dar uma cor forte e consistente para o trabalho. Essas luzes, no entanto, podem fazer com que o assunto pareça muito escuro em comparação com o fundo, portanto, é necessária uma iluminação suave voltada para o assunto para superar isso. Mais luzes são então necessárias para suavizar as bordas duras criadas pelos efeitos de iluminação anteriores. Este nível de iluminação é caro, muito complicado de acertar e muitas vezes tem um efeito semelhante a filmagens no sol.
Hoje, com o enorme poder de processamento dos computadores, a iluminação ainda é um fator, porém, o principal fator é saber tirar proveito da tecnologia e utiliza-la a seu favor, tornando-o um efeito prático que possa ser usado por qualquer um, seja para uma transmissão caseira, uma transmissão para a internet, ou uma produção profissional. Vamos em um esquema de passo-a-passo apresentar as técnicas e estratégias que vão te fazer economizar muito e também, obter os melhores resultados seja em qualquer nível profissional ou amador.
Não existe um material perfeito, os efeitos de chroma key podem ser obtidos com tecidos, tintas, maquiagens, em separado, ou em conjunto, tudo depende do efeito final a ser produzido, nem tampouco, não possa ser composto por diversos objetos diferentes o que nos leva a pensar, que ele deve ser um efeito pensado para gerar um resultado final, ou seja, o trabalho começa desde o planejamento.
Planejamento da Cena e do Resultado Final desejado
Como todo efeito em filmagens, o croma key deve ser planejado com antecedência, saber a cor das roupas, cabelos e maquiagem, mesmo o tamanho do espaço que será usado para a filmagem, e o tipo de cenário ou efeito que será aplicado, pois isso permite que você prepare o fundo, a iluminação necessária, maquiagens, e efeitos que serão processados pelo computador.
Por exemplo, se você estiver filmando um cenário virtual, sabe que não é preciso de longos movimentos de câmera, e um tecido de fundo é suficiente. Se existe a necessidades de móveis, e se estes vão ser ou não cobertos, a cor dos objetos em cena, a cor das roupas e maquiagens para facilitar o trabalho do computador, e gerar melhores resultados. Já se você está produzindo um filme de ação, veja que além do fundo, outros objetos podem ser adicionados para produzirem efeitos e marcações para serem usadas na pós produção.
Para a escolha da cor correta, tanto do fundo, como dos objetos, o ideal é ter em mãos um “COLOR WHELL” ou RODA DE CORES, Ele é formado pelas cores primárias, secundárias e terciárias – uma ferramenta muito útil para criação de composições em diversas áreas relacionadas à artes, principalmente filmagens e iluminação.
Cores como BRANCO e PRETO devem ser evitadas, principalmente para uso de cenografia e roupas, pois podem facilmente confundir os softwares de edição e darem muito mais trabalho para a pós produção, consumindo mais tempo. Roupas e objetos com estampas ou imagens que tenham tonalidades iguais ou muito similares à cor de fundo, devem ser descartadas. Neste caso as informações da estampa podem acabar entrando em conflito com o fundo, criando uma falha na composição final.
Como o DISCO DE CORES (COLOR WHELL) PODE AJUDAR?
Para o melhor comportamento, e facilidade, você deve usar o disco, existem diversos modelos cada qual com recursos diferentes, este ao lado, é muito usado para composições em geral e calorimetria, porém, qualquer um deles pode ser usado. Neste caso, as cores primarias do RGB estão posicionadas a 0, 120 e 240º se o fundo esta a 120º, a fus e objetos de primeiro plano deve estar nos opostos (0 e 240), e assim por diante. Vamos nos basear agora, que o fundo escolhido seja o verde (120), que é uma cor comum, e de mais amplo uso.
Quanto mais contrastante forem os objetos e luzes mais facil será, um figurino com tons vermelhos, laranjas e roxos é o ideal, para a luz do primeiro plano, temperaturas mais frias, como 5500K a 7000K vao criar bordas duras e o software vai encontrar facilmente o fundo para o recorte. Na luz de fundo, sempre temperaturas mais amenas entre 3200K e 4000K. Se não quer gastar muito, temperatura médias entre 4000K e 5000K servem para tudo, porém as mais frias também podem ser usadas.
Cores análogas, como amarelo ou ciano vão requerer maiores ajustes na precisão do software e consequentemente maiores tempos de processamento e também de retrabalho e filtros para um ajuste final mais perfeito.
Como instalar o chroma key
Quanto a aplicação do fundo, é necessário que ele esteja preenchido de forma sólida e você pode escolher se vai manter uma parede fixa, pintada da cor escolhida, ou se vai utilizar tecidos móveis, específicos para cada ocasião.
Usando tinta, se escolher pintar a parede, talvez seja mais adequado usar a cor verde, que é a mais versátil, já que você não vai poder trocar de cor a cada nova situação. Lembre-se de manter a parede sempre limpa, de não ter nenhum ponto de interferência como tomadas e parafusos, e cuidado com tintas brilhantes, que reflitam muito a luz, pois isso pode atrapalhar muito na hora de editar, as melhores tintas são acetinadas ou existem tintas próprias mais que tem um custo alto, tintas acetinadas padrão trazem ótimos resultados.
Usando tecidos, você pode adotar uma estrutura móvel, que suporte sempre a cor mais adequada para cada produção. É importante lembrar que, apesar de não existir um tecido específico para usar em chroma key, esse tipo de material requer cuidados maiores, afinal, tecidos que amassem, reflitam muito a luz ou que tenham texturas, podem acabar dando bastante dor de cabeça na hora da edição. Por isso, escolha com cuidado e armazene seus materiais de forma adequada. Materiais como a mousseline (usada no avesso, do lado oposto ao usado para confecções), os cetins em geral todos possuem um lado brilhante e um lado fosco, o lado fosco é o melhor, e você consegue encontrar no mercado com até 3m de largura o que pode ser útil para espaços maiores. Os materiais de poliéster, como as malhas e tafetás, além dos tecidos usados para tencionado geram ótimos resultados, principalmente porque podem ser esticados e se mantém assim, principalmente em instalações fixas, ou que precisam de espaços e recortes para o fundo, como cenários virtuais.
Improvisando se você precisa de uma solução rápida e não poderá recorrer nem a tinta e nem aos tecidos, uma boa dica é trabalhar de forma improvisada, com cartolina ou outros papéis, por exemplo. Basta fixá-los na parede com cuidado para não amassar, ficar atento para não deixar emendas a vista e pronto! Lembre-se apenas de optar por um papel fosco, que não seja capaz de refletir as luzes do cenário e não interfira na hora da edição.
Dicas para filmar e aplicar o efeito chroma key
Filmagens com sombras ou diferenças de iluminação no fundo podem acabar comprometendo todo o seu trabalho e dificultando a etapa de edição, garanta uma luz uniforme e evite problemas. Dê distância entre o fundo e o objeto ou pessoa a serem filmados. Assim, além de minimizar os problemas com a iluminação caso não seja possível investir nela no momento, você evita que o spill (reflexo) gerado pelo fundo reflita nas pessoas.
Quanto ao posicionamento da câmera, do primeiro plano e do plano de fundo, use a seguinte relação, calcule a distância da câmera para o primeiro plano, que é o ponto focal, depois use pelo menos o dobro dessa distância até o fundo, sendo que o ideal é até 3x; ou seja, se a câmera esta a 1,2m da pessoa, deixe o fundo a pelo menos 2,4 da pessoa ou seja a 3,6m da câmera. Colocar a pessoa ou objeto muito próximos ao fundo, há grandes chances da cor sólida do fundo refletir na pessoa gerando falhas na gravação que serão notadas somente durante o processo de pós-produção.
Para alcançar um resultado ainda melhor e mais uniforme na iluminação, o mais recomendado é utilizar iluminadores que atuam na emissão de luz difusa, se não tem um equipamento assim, pode usar um difusor de acetato, ou mesmo uma folha de papel manteiga ou papel de seda como rebatedor da luz antes dela atingir o fundo e as pessoas. Filtros de acetato, podem ser ótimos coadjuvantes para as lentes das câmeras, se você esta usando um fundo verde, filtros de acetato como os da ROSCO ou LEE FILTERS são relativamente baratos e trazem muito bons resultados.
Na hora de filmar, use a máxima resolução possível da câmera, a cada processo de edição, seja na câmera, no software ou na transmissão vai diminuir a qualidade através de algoritmos de compressão, e se você usas as resoluções máximas na captação, a quantidade de informações perdias no processo é também inferior. Lembre-se, algumas câmeras de entrada (mais baratas) e celulares, mesmo atingindo altas resoluções como 4K ou 8K na realidade gravam a mioto menos do que isso, porém usam um processo de interpolação de imagens que possibilita ao algoritmo calcular o aspecto do vídeo nessa resolução mais alta, nestes casos, o ideal e o recomendado é escolher uma resolução nativa, ou seja, que é a máxima que a máquina consegue atingir sem precisar usar os algoritmos de interpolação que vão reduzir o contraste das bordas e dificultar o trabalho na pós produção.
Já nos Editores de vídeos, que são os programas usados para fazer o corte, essa anulação de cores que é a base da técnica, existem diversas opções de programas que vão desde opções simples como o Windows Movie Maker, até as mais complexas, como o Adobe After Efects, o Sony Vegas e o Final Cut cada qual com características próprias e facilidades.