Romeu/ dezembro 15, 2017/ Iluminação Profissional e Arquitetural

TEMPO DE LEITURA ESTIMADO: 2 MINUTOS

O cabeamento DMX diferentemente do que muitos pensam, não tem nada de parecido com com o cabeamento de áudio usado em microfones e instrumentos, ele tem características elétricas muito particulares, e sobre essas características é que vou falar neste artigo.

Um cabo de boa qualidade, é projetado para DMX não é o mesmo cabo de áudio, deve possuir não mais que 127Ohms, sob o risco de causar interferência na transmissão do sinal e atrasos e falhas na operação de controle DMX.

O cabo ideal para DMX512 deveria ser formado por 3 condutores centrais de cobre de liga ultra mole, e uma cobertura com malha a 50% de cobre isolada dos cabos com uma fita condutora, afim de evitar a penetração de ruídos no interior do cabo, e possuir uma impedância baixa. Porém, este cabo teria seu uso muito restrito, então 2 adaptações são feitas, uma delas é a de se usar cabos de microfone, e a outra de se utilizar cabos elétricos. Entre elas, ficaria com a segunda, que não causaria interferência por alta resistência (o sinal some durante o percurso), e no final de linha colocaria uma terminação.

Como todos os equipamentos de comunicação, é preciso colocar um resistor terminador na última saída DMX512, não importando a quantidade de equipamentos utilizados. Geralmente é uma resistência de 120ohms/0,25watt, soldado entre os pinos 2 e 3 do conector XLR. Não fazendo isso, o sinal irá refletir de volta para a linha de transmissão fazendo com que os equipamentos detectem um formato errado do sinal DMX, ou façam movimentos errados. O resistor acaba com os dados no final da linha de transmissão, não permitindo que tenha força para refletir de volta.

Com esses dados, temos que o padrão deve ser o mais simples possivel, conectores de audio geralmente tem qualidade para trabalhar com DMX512, e cabos elétricos padrão como o PP3x1,5mm ou PB3x1,0mm seriam ótimos, atende para manter sempre as conexões de terra ligadas, para que sempre seja colocado um resistor de terminação na linha DMX e que se evite ao máximo a transmissão de sinais de alta potência como cabos de controle de iluminação e cabos de alimentação a distâncias inferiores a 30cm dos cabos de sinal DMX.

Não adianta comprar cabos fabricados em cobre e revestidos a ouro, ou conectores banhados e se esquecer de uma peça de pouco mais de 5,00 que é o terminador, pois não seria nem um pouco útil este investimento.

 
Share this Post