Romeu/ dezembro 29, 2017/ Fantasias, Maquiagens e Makup

Para este tutorial, estamos utilizando a tinta em pó, conhecida como pó limonge. Primeiramente vou dizer tudo o que será preciso de materiais para se obter e de acessórios, depois irei explicar detalhadamente seu uso e como foi obtido o efeito. Lembro que este passo a passo não é somente para esta fantasia, mas para qualquer tipo de maquiagem artística ou profissional que se deseje realizar, e que a maioria dos materiais pode ser obtido sem nenhuma dificuldade, algumas dicas de maquiagens são: Estatuas Vivas, Monstros e Extraterrestres, pinturas corporais artísticas, ferimentos e transformações, enfim tudo o que demande cobertura corporal com tintas e pigmentos.

[wpdevart_youtube]h-5QBARQB0k[/wpdevart_youtube]

Para se fazer a maquiagem em um adulto mediano, será preciso de:
-1 frasco de tinta para maquiagem em pó de 100g (conhecido como pó limonge, ou tinta corporal em pó);
-1 a 3 frascos de tinta base 20gramas para pintura dos cabelos (é a tinta em pó misturada com vaselina sólida);
-100 gramas de creme hidratante
-1 Esponja para banho macia (escolha uma de superfície bem homogênea, e com micro poros);
-Água fria;
-Pincel para maquiagem de tamanho médio;
-Pincel para maquiagem de tamanho grande;
-Recipientes para colocação da maquiagem;
-Colher para medida;
-Pano para limpeza, preferivelmente absorvente, para retirar excessos de creme e limpeza do material;

Tendo todos os produtos em mãos, vamos dar inicio a maquiagem propriamente dita, vamos preparar os produtos para serem usados, a primeira coisa para se pintar o corpo todo é tomar um banho o mais frio possível se enxugar bem e aplicar creme hidratante em todo o corpo, use o creme hidratante de sua preferência, esta aplicação serve para abrir os poros da pele e deixa-la úmida para receber a tinta, aplique conforme as instruções do creme.

Pintura feita e selada com Spray Fixador Para Cabelos

Depois disso, já temos todos os ingredientes que necessitamos em mãos, vamos ao inicio da maquiagem no corpo. Após o banho, vista as roupas da fantasia, usando como base a fantasia de Freddie Mercury Prateado, basta vestir um calção de banho e os sapatos, prefira calção prateado para evitar ter que pintar a roupa, se não for possível, opte por roupas brancas, pois é mais fácil aplicar sobre a roupa clara, já os sapatos, prefira os de cores escuras pois é mais fácil na hora de retirar a maquiagem.

Logo após, passe uma camada do creme hidratante, em toda a superfície do corpo que vai receber a maquiagem e aguarde cerca de 2 minutos para a pele absorver e então, com a esponja, vá aplicando uma camada média da tinta em pó, prefira iniciar pelas áreas mais extensas do corpo como costas e peito, depois da tinta bem espalhada, durante a aplicação evite lugares muito abafados para evitar que a pessoa produza suor, e não utilize ventiladores.

Foto, modelo somente com a tinta em pó aplicada, sem uso de fixadores.

Para áreas como o contorno dos olhos, você pode misturar a tinta com um pouco do creme hidratante para aplicar com uso de um pincel para maquiagem, ou, um cotonete. Prefira a tinta mais líquida para essas áreas. NUNCA aplique a maquiagem em pele ferida ou com queimaduras para evitar irritação, lembre-se que além do pigmento existe as recomendações do próprio creme hidratante, então, siga as recomendações da embalagem do mesmo.

Vamos aos detalhes. Para o contorno dos olhos, utilize um lápis de olho, na cor escolhida, antes de aplicar, puxe o canto externo dos olhos como uma pessoa oriental, para deixar a superfície mais rígida, e facilitar a aplicação, na parte superior dos olhos, com o auxilio do pincel de maquiagem médio, aplique uma pequena quantidade do pó seco (puro, sem creme) para dar o efeito de sombra, e melhorar o acabamento. Feito o rosto, aplique com o pincel de maquiagem uma fina camada de tinta em pó afim de evitar que a maquiagem desprenda da parte ao redor da boca, cantos do nariz, testa e parte de baixo do pescoço.

Outro modelo usando somente o pó, sem uso de fixadores.

Antes de movimentar-se prefira deixar a maquiagem secar por cerca de 30 minutos, para o corpo absorver o creme e fixar o pó, se após esse período, ainda existirem partes úmidas, utilize o pincel grande de maquiagem com pequenas quantidades do pó afim de secar essas áreas.

Nos cabelos, pode-se utilizar o spray próprio para cabelo que sai com água e dura cerca de 2 a 3 horas, se for para uso profissional, prefira a tinta pastosa já na cor desejada, para aplicar, com o cabelo seco, e com a ajuda da esponja aplique a tinta, espalhando em chumaços do cabelo até obter uma pintura homogênea.

Modelo pintada, usando CMC GEL para fixação.

Finalmente, vamos as peças de roupa, aplique uma camada de spray fixador para cabelos e logo em seguida aplique o pó sobre a roupa, depois de aplicado, dê outra mão de spray fixador, nos sapatos, se for de couro ou plastificado, basta aplicar a tinta pastosa como se fosse cera, se for tecido, proceda da mesma maneira que com as roupas. Lembre-se que nas peças de roupa, a tinta pode manchar.

Neste ponto sua fantasia já está pronta e pode ser utilizada, se quiser pode aplicar por todo o corpo (cuidado com os olhos) um spray fixador para cabelos afim de selar a maquiagem, se for para uso externo durante a noite, ou para fotos ou mesmo para uso na água, você pode aplicar uma camada de vaselina líquida ou pastosa sobre todo o corpo. Se for para uso durante o dia, você pode selar com uso de gel CMC, o famoso gel cola aplicado por todo o corpo.

Por fim, de os retoques necessários e divirta-se. Uma maquiagem desse tipo leva cerca de 1 a 2 horas pra ser feita por uma pessoa leiga e dura cerca de 4 horas se for usado hidratante base água e de 6 a 8 se for usado base óleo. Misturada a vaselina sólida, como nas fotos, chega a durar 4 horas dentro da água e só sai do corpo após lavagem com água e sabão.

 
Share this Post