Vídeo Wall – Como Funciona e Como Montar

TEMPO DE LEITURA ESTIMADO: 8 MINUTOS

O QUE SÃO SISTEMAS DE VIDEO WALL?

Sistemas de video wall são por definição um conjunto de monitores (que são muito similares a uma televisão, mais possuem características específicas) montados em uma matriz, na imagem acima, vemos um sistema com 9 monitores dispostos em uma matriz de 3×3. Os formatos chamados quadrados como 2×2, 3×3 até 15×15 são os mais fáceis de entender, mais nada impede por exemplo uma montagem de 1×3.

Exemplos dematrizes comuns na montagem de video wall.

Por definição sempre que vermos essa matriz ela é formada pelo numero de linhas depois pelo numero de colunas, por exemplo 1×3 seriam 3 monitores dispostos como a primeira linha. Já 3×1 seria equivalente a 3 monitores dispostos em forma de uma coluna.

Todo o sistema de VIDEO WALL tem como objetivo se tornar um conjunto de mais de um monitor e usando o sistema WL da LG como modelo, que permite até 225 monitores formando um grande telão de imagem, que poderia ser usado por exemplo como propaganda.

Sistema de video wall de 4 monitores, montado em uma farmácia, para divulgação de produtos, como uma vitrine.

Atualmente os vídeo walls tem sido muito utilizados em grandes eventos, shows, bares, boates e salas de monitoramento (CET, Polícia militar, exército) e também para divulgar produtos e fazer publicidade em lojas e departamentos e na rua.

No exemplo ao lado, está em uma farmácia sendo usada para divulgar produtos e promoções no interior da loja.

Quais são os tipos de video wall?

Basicamente temos 2 tipos de video wall, os sistemas DS (Digital Signage – Sinalização Digital e Propaganda) que vamos detalhar mais abaixo, e CCO (Control Center Operations – Centro de Controle de Operações) os sistemas CCO são específicos para o fim ao qual são desenhados, e tem como objetivo por exemplo monitorar o transito podendo definir em qual monitor cada imagem será dimensionada ou qual grupo de monitores será direcionado, esse gerenciamento é feito por hardwares e softwares específicos para esse fim, e não vamos entrar em maiores detalhes desse formato neste artigo.

Video Wall Digital Signage Como Funciona, e como evoluiu?

No inicio, eram usados projetores DLP e Lâmpadas halogenas para produzir caixas que eram acopladas e computadores eram usados para dividir a imagem em 4×4 ou nomáximo 5×5 (16 e 25 telas), esses sistemas eram pesados e comumente usavam lampadas que depois de alguns dias de uso era necessário re-calibrar todo o sistema. Depois as lâmpadas foram substituídas por projetores, a qualidade melhorou mais os computadores responsáveis por dividir o sinal de imagem eram caríssimos e tornavam os sistemas proibitivos para a maioria dos usuários. QUEM QUISER MAIS DETALHES DESSA ÉPOCA, PODE VER O TEXTO NA INTEGRA DA HISTÓRIA DOS VIDEO WALLS NA WIKIPÉDIA CLICANDO AQUI.

Em meados de 2006 os sistemas de videowall ao invés de utilizarem essas caixas de projeção passaram a utilizar televisores, que eram desmontados e adaptados para possuirem uma borda mínima, e receberem o sinal de vídeo pré-processado pelos computadores e gerenciadores, esse sistema derrubou os valores a patamares mais baixos mais ainda proibitivos para uso em larga escala.

Detalhe de um monitor para video wall, lg com borda uniforme, ou seja, os 4 lados possuem a mesma espessura.

Em meados de 2009, os monitores LFD (Large Format Displays) começaram a ser produzidos com a tecnologia de plasma, e lcd a preços cada vez menores e expandiu o uso dos sistemas de video wall. Em 2010 a pioneira no mercado de monitores LFD LG colocou no mercado sistemas com a tecnologia LED, e bordas uniformes, que eram praticamente idênticos a um televisor comum, que poderiam ser usados como um televisor comum ou monitor de computador.

Em 2011, na CES a maior feira de eletrônicos do mundo, a LG apresentou ao mercado a linha de monitores WL10 que além de todas as funções e bordas mais finas, possuíam um sistema de SmarTV que continha um software próprio, que permitia o controle de todas as funções individuais de cada equipamento ou o controle de um conjunto interligado através de cabos DVI que transmitiam as IMAGENS, SINAIS DE CONTROLE e SOM através de um único cabo. Esse sistema foi o que faltava para a expansão do mercado de Video Wall em todo o mundo.

Como é um VIDEO WALL DGITAL SIGNAGE com monitores LFD?

Os sistemas com monitores LFD como o video wall LG WL10 ou o WS50 ou WV70 possuem além de todas as funções de um televisor SmarTV e de um monitor de computador (ajustes de brilho, cor, posição horizontal, posição vertical, gama e mais) a possibilidade de controle de seu ID no sistema para receber os comandos remotos enviados por um controle remoto que acompanha o aparelho, ou por um computador PC rodando o software de gerenciamento.

Na imagem, vemos um sistema com monitores Philips sendo gerenciado pelo próprio software rodando dentro do aparelho.

Na imagem vemos alguns presets presentes no software e suas definições padrão, para interligação desse sistema, basta interligar todos os televisores através do cabo D-SUB que acompanham o produto e através do controle remoto configurar individualmente ou em conjunto cada aparelho. Através do próprio controle do monitor, é possível selecionar todas as opções de exibição, fontes de imagem, posição de cada monitor, e através do cabo DVI todos os aparelhos recebem o sinal do aparelho que estive identificado com o ID1.

Como Montar e Configurar o EQUIPAMENTO DE VIDEO WALL?

Simples, a primeira coisa é definir qual o tipo de monitor utilizar, e qual a configuração (tamanho da matriz) feito isso, você tem que projetar se ele será fixo ou móvel, ou seja, se vai ser montado naquela posição (um buffet por exemplo, ou propaganda em uma loja) se será montável e desmontável (locadoras, shows, palcos) e se será estático ou montado sobre demanda (locação, shows, eventos) essa informação será útil na hora de escolher o tipo de suporte que será usado para fixar os monitores.

A escolha do tipo de monitor, influencia no preço, monitores com bordas menores custam mais caro, com bordas maiores muito mais baratos, a definição do tamanho da borda, vai ser importante de acordo com o público que vai utilizar o equipamento.

Imagem mostrando 2 monitores LG com bordas diferentes.

Todo o processo de processamento do vídeo é feito pelos monitores, e pelo software já embarcado dentro de cada equipamento.

Tipos de SUPORTE PARA VIDEO WALL

Os tipos de suporte variam de acordo com o tipo de montagem, para um video wall montado em parede, o ideal é o uso de suportes de parede para monitores compatíveis com os equipamentos, por exemplo suportes padrão VESA que são fixados na parede através de bucha e parafuso. Este tipo de instalação é ideal para sistemas que sejam montados e que permaneçam nessa configurações por longos períodos de tempo, por exemplo propagandas em lojas, igrejas, exteriores.

Para instalações móveis, como palcos, shows, eventos o ideal é o uso de sistemas com suportes VESA para treliças, onde é montado uma estrutura de box truss como a utilizada para iluminação, porém, com o tamanho compatível com o tamanho do video wall a ser montado, e os monitores devem ser fixados a essa estrutura. Este padrão de montagem é ideal para locadoras, onde cada sistema é montado de acordo com a especificação do cliente, e podem ter variações de altura, tamanho do painel, tamanho dos monitores, etc.

Diagrama técnico de montagem dos suportes para linha video wall philips, facil montagem e ajuste preciso sem equipamento adicional.

Para montagens de tamanho fixo, porém que precisam ser montadas e desmontadas várias vezes, o ideal são os suportes de tripé como os do vídeo abaixo, este tipo de montagem é ideal por exemplo para buffet e salões de festas, dj, vj e empresas de eventos, pois é simples de ser montada, e versátil.

Montagens suspensas, para as montagens suspensas o ideal é o uso de sistemas de esquadria, onde é feito um suporte geralmente metálico para cada equipamento e um sistema de bumper para ser fixado a estrutura do local como telhado, esse tipo de instalação é o mais complexo e requer um projeto, é ideal para aeroportos, áreas de mídia outdoor, ginásios esportivos etc.

Estes são alguns exemplos de como é fácil configurar, montar e operar sistemas de vídeo wall, usando monitores LFD-DS

Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato conosco, temos profissionais aptos a atender todas as suas dúvidas e realizar o projeto do seu sistema completo.

 

About the Author

You may also like these

× Chame no WhatsApp