Mini-Wedding ou Mini Festa de Casamento – Uma Nova Tendência

TEMPO DE LEITURA ESTIMADO: 7 MINUTOS

Mesmo aquelas pessoas que já passaram pelo momento, ou que trabalham com assessorias de eventos ou em algum segmento ligado a festas e eventos, estão sempre atentos às novidades, seja para lembrar de sua própria festa, ou para ficar antenado com as tendências para seus clientes, ou mesmo para indicar para as amigas e pessoas próximas.

Tem uma nova moda tomando conta das festas e cerimônias: o mini-wedding. O termo em inglês nada mais é do que a definição para uma mini festa para os mais íntimos, ou como falamos em francês, para celebrar apenas com o petit comité! Como as vontades da noiva para a data são muitas, criar uma festa reduzida para até 30 convidados torna os custos mais acessíveis e mais desejos podem ser realizados.

Para começar a tornar a ideia de um mini-wedding realidade, a dica é começar pela lista de convidados. Que para ser considerado um mini-wedding não deve chegar a 50 pessoas. É nesta hora que terá que deixar claro para noivo, família e amigos que a comemoração será para aqueles mais próximos ou, lá se vai a proposta do mini-casamento! Foco nos familiares mais chegados e os amigos da vida toda.

Um exemplo de uma mini wedding, numa praia, uma ótima escolha.

Passada esta etapa, os preparativos se desenrolam como todo casório. Mas, o mini-wedding tem suas boas vantagens e características! A começar pela decoração. Menos gente, menor espaço, mais atenção para os detalhes e mais possibilidades. Para os mini-weddings, jardins da casa, uma praia, um restaurante, o salão de festas, são locações possíveis e para decorá-los, o artesanato e o faça-você-mesmo são ótimas opções, portanto, prepare-se para colocar as mãos na massa.

Para este tipo de evento, toda a comunicação visual e identidade da festa deve ser pensadas da mesma forma, e a riqueza de detalhes é o que faz a diferença, mas é possível fazer praticamente tudo com as próprias mãos, para dar aquele toque pessoal, deixar seu dia único. Nestes casos, vale garimpar móveis em casa ou na casa de parentes, já que um aparador antigo da casa da sua mãe ou uma chapeleira da casa da avó podem fazer um efeito lindo na festa. Pense nisso na hora de compor o espaço! Além de reduzir custos, torna o ambiente ainda mais familiar e especial.

Atenção aos detalhes, isso é o grande diferencial dos mini wedding e trazer elementos familiares são de grande importância.

A importância e elegância da festa não mudam com o tamanho! Deixe esse pensamento para trás. Eventos com menor número de convidados costumam ser mais aconchegantes e proporcionam uma boa vantagem: os noivos poderão dar atenção para todos!

Fato comprovado. Os convidados são tão próximos que vale pensar em agrados e personalizações. Não deixe de reservar aquela mesa especial para os parentes mais idosos com nomes marcados com carinho ou garantir um lugar mais calmo para aqueles amigos com crianças. Mini-wedding possibilita todo este cuidado!

Por Que Fazer?

Primeiramente, porque fazer uma festa menor, gera menos gastos, segundo, porque é uma tendência em se dar total atenção aos convidados e quanto menor for, maior o nível de detalhes e maior a atenção que os noivos vão poder dispensar aos seus convidados mais íntimos.

Quem Convidar?

O maior desafio de planejar um Mini Wedding, é chegar na lista final de convidados. O que se deve ter em mente todo o tempo, é a proposta da cerimônia: ter presente neste momento somente aquelas pessoas que fazem de fato parte da vida do casal e não um monte de gente que deve estar no seu casamento porque seus pais acreditam que seja educado. Dai a limitação a um máximo de 50 convidados.

Onde Fazer?

Bem o lugar é onde sua imaginação mandar, pode ser aquela casa de praia, a casa de um amigo ou parente próximo, a casa dos pais dos noivos, a própria casa dos noivos, até mesmo o salão de festas do prédio ou um restaurante. O importante é ser aconchegante e ter o clima de casamento, como são poucas pessoas, praticamente qualquer lugar acomoda.

Como deve ser o CONVITE?

Convite artesanal, preferivelmente feito a mão, ideal para a ocasião, e lembre-se personalizado sempre!

Bem lembre-se que é um casamento, então o convite deve ser formal, como são poucos convidados, vale a pena investir em um modelo mais sofisticado ou artesanal, que dê aquele charme especial à cerimônia, e que seja totalmente personalizado, ou seja, se possível, já impresso com o nome dos convidados.

Os modelos artesanais, permitem maior riqueza de detalhes e são mais personalizados o que os torna ideais para um mini-casamento.

O Que Servir?

Bem, tudo é permitido, desde um Brunch até um jantar a luz de velas, com as especialidades de um chef de cozinha mestre em comida molecular. Como o convite é para poucas pessoas, faça-as sentir-se realmente especiais. O que jamais pode faltar, são os doces caprichados e os bem-casados.

Lembre-se que como o evento é menor, a atenção aos detalhes tem que ser redobrada, pois são eles que vão fazer a diferença. A opção por comidas mais sofisticadas, é uma boa pedida, e a escolha de bons fornecedores é imprescindível.

Para as bebidas deve-se dar a mesma atenção, usar um bom vinho e uma deliciosa champagnhe são sempre boas pedidas.

Como fica a Decoração?

Atenção aos detalhes da decoração, muito importante.

Bem, aposte em um ambiente aconchegante e romântico. Flores sempre naturais, e um pouco de fogo, velas e tocheiros são uma ótima pedida dependendo do ambiente. Um evento menor, jamais deve ser tratado como simples, e sim deve ser algo surpreendente e luxuoso!

Se a idéia é economizar, lembre-se que sempre alguém da familia tem uma maravilhosa toalha de mesa, um belissimo jogo de porcelana e aquele faqueiro de prata, se ninguém tiver, ainda é possivel alugar tudo isso, e as opções são infinitas.

Como fica a Música?

Bem, se quiser uma pista de dança, tudo bem, se a ideia é fazer algo mais romântico, que tal um violino ou piano tocando como música de fundo? Se a verba ou o espaço não permitir, pense pelo menos em um aparelhinho de som, com algumas músicas de fundo tocando pra deixar o clima mais animado.

Nesses casos, uma seleção de músicas como jazz e bossa nova, são perfeitas para a ocasião, e é perfeitamente possível fazer a seleção em casa mesmo. Lembre-se de sempre deixar algo ao fundo o clima é de casamento e festa.

E os Noivos, Que traje usar?

Bem, o noivo o tradicional Fraque, é clássico e combina com todas as ocasiões. Já a noiva, deve usar o tradicional vestido, que é super elegante e faz toda a diferença. Para a escolha do vestido, o que vai mandar é o horário, durante o dia vestidos mais curtos, durante a noite, longos.

Fotografo, Filmagens? Como fica o registro?

Registro, tem que ficar na lembrança!

Bem, a ideia é algo pequeno, mais que tem que ficar na memória e tem que ficar registrado, portanto, é necessário sim, a contratação de uma equipe de foto e filmagem e acompanhando o tema um luxuoso álbum de fotos.

Detalhes, Muito Detalhes!

É possível pensar em lugares marcados com plaquinhas lindas indicando os nomes, lembrancinhas com o nome de cada convidado, cookies feitos pela avó na mesa de café, mensagem dos noivos em cada mesa, fazer charmosos programas da cerimônia, combinando com o menu, com o convite, com o cartão de agradecimento, etc! Esses toques farão toda a diferença e ficarão para sempre na memória dos seus convidados. E são coisas simples e baratas de se fazer! Basta ter tempo e criatividade!

Espero poder ter dado uma ajuda para a organização de seu Mini-Wedding.

 

About the Author

You may also like these

× Chame no WhatsApp