Iniciando No Audio Profissional VII – Tipos de Sinal

Ilustração de um sinal de áudio.
TEMPO DE LEITURA ESTIMADO: 3 MINUTOS

Bem, a primeira coisa a citar sobre o sinal, é que ele pode estar em diversas amplitudes, ou seja, diversos níveis diferentes de voltagem, e essa característica é um ponto determinante em como esse sinal é aplicado. Um outro fator, é a quantidade de interferência que o sinal pode sofrer sem se degradar por completo, isso determina o tipo de cabeamento e o custo de transmissão deste sinal.

1-Sinais Balanceados e Sinais Desbalanceados

O Sinal balanceado, é um meio de transmissão, que evita que o sinal seja contaminado por ruídos durante sua transmissão, para que ele funcione, precisamos de 2 amostras do mesmo sinal, com uma defasagem de 180º em relação a outra, ou seja, o cabo que transmite o sinal balanceado, possui 2 canais de transmissão, com essa forma de fase.

Para se retirar o ruído do sinal balanceado, primeiro se soma as duas fases que estão em fase oposta, o resultado desta soma deveria ser 0, qualquer coisa diferente de 0 é ruído, dai este sinal é somado a cada lado em separado e o resultado de uma destas somas, é enviado para a próxima etapa do processamento.

Os benefícios deste tipo de transmissão do sinal, são, que pode-se transmitir o sinal por longas distâncias, com baixa amplitude, e mesmo que o sinal sofra algumas interferências de ruído, o mesmo é eliminado por um circuíto eletrônico.

2-Sinal Desbalanceado

É exatamente o oposto ao sinal balanceado, pois não possui uma checagem eletrônica do ruído que foi introduzido durante sua transmissão. O beneficio deste tipo de transmissão, é que os circuitos de processamento são extremamente simples, e o cabeamento é muito barato.

As desvantagens é que por se tratar de um sinal que sofre muita degradação, devido a ruído, precisa de uma maior amplitude e só pode ser transmitido por curtas distâncias, uma solução para aumentar a distância de transmissão de sinais desbalanceados de baixa amplitude (line) é a utilização de cabos com blindagem através de malha, onde a interferência e ruído fica preso a malha não atingindo o sinal que é transmitido pelo cabo.

3-Nível de baixa amplitude (mic)

Geralmente, são transmitidos de forma balanceada, pois são sinais de baixíssima amplitude, e por este motivo mais suscetíveis a ruídos diversos. Estes sinais, geralmente são gerados a partir da movimentação de pequenas variações no circuíto, e não possuem componentes eletrônicos para a filtragem e pré-amplificação do sinal.

4-Nivel de baixa potência (line)

São sinais de baixa amplitude, porém, com potências que permitem uma transmissão por médias distâncias, geralmente empregados na interligação de componentes e aparelhos, pois possui uma infinidade de aplicações, e é de simples utilização.

5-Sinais de Alta Potência (Amplificação)

São os sinais em nível de transmissão, são empregados para a transmissão de sinais já amplificados, como a linha de alto-falantes, quanto mais alta a potência, maior a resistência a ruídos.

Estes são os principais tipos de transmissão, e para cada um deles existem vantagens e desvantagens que fazem com que seja melhor aplicado em determinados tipos de aplicações.

 

About the Author

You may also like these

× Chame no WhatsApp