Romeu/ dezembro 14, 2017/ Iluminação Profissional e Arquitetural

TEMPO DE LEITURA ESTIMADO: 8 MINUTOS

Primeiramente vamos falar sobre como a vida é guiada pela luz, tanto os animais quanto os seres humanos precisam de luz para viver e inconscientemente a temperatura de cor da iluminação regula nosso organismo. O espectro de luz visível é composto de um largo campo de luz em sete cores diferentes que são as mesmas cores do arco-iris. Em um ambiente normal o ser humano tem seus hábitos diurnos e descansa a noite, por este motivo é que precisamos de luz para enxergar e realizar nossas tarefas.

Em um ambiente selvagem, o horário de maior atividade humana seria o composto entre 10:00 da manhã e o de 16:00 sendo que no amanhecer e no entardecer devemos estar mais aconchegados despertando ou nos preparando para o dormir, isso é diretamente influenciado pela luz do dia. Repare de manhã e a tarde a luz do sol é mais alaranjada e vai ficando branca até atingir o seu ápice, conforme a época do ano, entre as 10:00 e após as 16:00 vai novamente ficando alaranjada e até mesmo avermelhada isso é a temperatura de cor e as lâmpadas tentam imitar essas temperaturas.

Uma lâmpada como a Incandescente tem uma temperatura de cor mais baixa, ou seja, é mais indicada para ambientes mais aconchegantes como quartos e salas, já uma lâmpada de mais alta temperatura como as Fluorescentes ou HQI são mais indicadas para lugares de alto desempenho como por exemplo cozinhas, quadras, garagens e outras. Com o advento das lâmpadas de led, que são compostas por vários emissores decores diferentes, temos modelos com diversas temperaturas diferentes, e até sistemas que controlam essa faixa de maneira dinâmica ou automática.

Este é o primeiro aspecto importante da iluminação, um outro fator importante é o IRC (Índice de Reprodução de Cor) que é o quanto uma lâmpada tem de definição de cor, determinadas temperaturas de cor como o que é obtido em lâmpadas como a de sódio distorcem as cores dos objetos e são mais indicadas para lugares onde não se precise ter muita definição como garagens e passeios. Já lâmpadas como a LUZ DO DIA (5000K a 6500K) são mais utilizadas em ambientes como salas de televisão, computadores, escritório e etc.

Para ambientes especiais como jardins, piscinas, áreas externas, terraços e outros podemos usar lâmpadas com coloração ou pigmentação especial. Logo abaixo irei descriminar uma casa, com todos os seus espaços e uma base do tipo de iluminação que pode melhor se enquadrar em cada ambiente, visando economia na instalação e no consumo elétrico e também um grande conforto para quem está utilizando o ambiente seja ele para descanso ou para a pratica esportiva ou para desenvolvimento de trabalhos profissionais ou para decoração de um espaço.

Vou usar como base de projeto um prédio de apartamentos residenciais de classe média com área de lazer, quadras e piscina para exemplificar o uso de cada tipo de luz:

-Área de esportes como quadras e playground: utilize lâmpadas de altíssima temperatura de cor como as HQI-400 ou MERCÚRIO 400-T ou MERCÚRIO 400-O, ambas tem custo relativamente próximo e desempenho muito semelhante, a HQI seria mais recomendada para o playground enquanto a MERCÚRIO para as quadras. A mercúrio tende a ter uma maior difusão e a HQI uma concentração central. Leds prefira utilizar temperaturas próximas a 7000K ou 10000K.

-Área da Piscina: Por se tratar de uma área mais descontraída, a HQI-T COLOUR na cor AZUL ou VERDE é muito indicada, e nas áreas próximas as mesas as lâmpadas de FLÚOR COMPACTAS e também no bar ou churrasqueira. O Contraste de cor dá um destaque especial se for bem arborizado, use o verde que dará um enorme destaque nas arvores, se for uma área mais concretada destaque com azul pois a água irá refletir. No LED, refletores com controle de cor RGB podem ser uma boa pedida, e nas mesas temperaturas intermediárias de 4500K chamadas de branco conforto.

-Passeio interno e caminhos comuns: Use refletores com difusor (vidro difusor) e lâmpadas HQI-150 ou HQI-70 pois possuem ótimo fluxo luminoso e baixo consumo, bem como também são muito duráveis e próprias para uso por longos períodos de tempo. Novamente na linha LED prefira lâmpadas com difusor ou leitosas para maior conforto visual, e uma luz mais soft.

-Salão de festas: Utilize 2 tipos de iluminação distintos, uma luz indireta com lâmpadas Fluorescentes em sancas e também aproveite para usar sobre as mesas lâmpadas incandescentes refletoras que permitem o controle de intensidade. Se existir objetos decorativos como quadros, estantes e outros objetos utilize para ilumina-los lâmpadas do tipo DICROICA ou AR-111. Na linha led, uma ótima pedida para as sancas são as fitas RGB que podem mudar de cor, já para as mesas as dicroicas de 3200K ou refletoras, nos objetos PAR-38 ou AR-11 podem ser usadas conforme o tamanho do objeto.

-Hall de entrada, Recepção e Área dos Elevadores: Utilize lâmpadas dicroicas para todos os objetos e destaques, no hall dos andares, utilize lâmpadas INCANDESCENTES REFLETORAS e Incandescentes Leitosas para clarear e tirar sombras respectivamente. Novamente led leitoso e temperatura de 3200K a 4500K.

-Escadas Sociais e de serviço: utilize as lâmpadas LED por sua durabilidade ou lâmpadas Fluorescentes Tubulares sempre pense em utilizar timer para a economia de energia principalmente em áreas de baixa circulação.

-Recepção e Sala: Utilize lâmpadas tipo Dicroica com iluminação indireta, abajures e arandelas sempre são bem vindos principalmente se utilizarem lâmpadas HALOGENAS PALITO pois devido a sua temperatura de cor são muito aconchegantes e podem ser controladas em intensidade. Leds somente se possuírem controle de intensidade, e sempre difusos ou leitosos.

-Sala de Jantar: Prefira lâmpadas Dicroicas ou BIPINO com refletores diretamente sobre a mesa, mantendo-a bem iluminada, o resto do ambiente poderá ser iluminado somente com refração da luz principal ou arandelas de luz indireta e lâmpadas incandescentes leitosas sempre de forma indireta. Este ambiente deverá ser bem iluminado pois é uma área comum e de grande circulação, e também deve-se atentar para não usar lâmpadas com altas temperaturas de cor. 3500K são o limite para o maior conforto durante a alimentação, novamente sempre leitosas.

-Cozinha, Lavanderia e Área de Serviço: Lâmpadas como a Fluorescente são perfeitas para estes ambientes, neste caso prefira as lâmpadas LUZ DO DIA de temperatura próxima a 6500K ou no minimo 5100K pois são áreas onde se deseja alto rendimento das pessoas e atenção. Leds pode se utilizar as que substituem as tubulares com temperaturas de 6500k, ou até 10000K.

-Banheiro e Closet: No banheiro faça a luz geral com FLUORESCENTES TUBULARES e FLUOR, e a iluminação por exemplo do espelho com lâmpadas tipo incandescente tubular leitosa ou se não tiver disponibilidade desta lâmpada utilize uma ponte lateral com diversas lâmpadas incandescentes bolinha de no máximo 25w, dispostas bem próximas. No closet utilize este mesmo tipo de luz bolinha ou incandescente tubular para as laterais do espelho, na frente utilize a luz de primeiro plano em refletores HALOGÊNIO SEM VIDRO e use as LÂMPADAS HALOGÊNIO DIFUSORAS, já no plano de fundo utilize uma luz mais clara como as BIPINOS ou HALOGÊNIO COMUM. Leds no espelho os 3200K e leitosos, primeiro plano leitosos ou difusos de 3200K ou 4500K, no fundo 4500K é perfeito.

-Sala de entretenimento ou Home Theater: prefira uma luz mais suave como diversos pontos AR-111 iluminando as estantes, na luz geral as FLUORESCENTES TUBULARES DE 3200K são ótimas pois além de econômicas trazem média resolução de cor, acendimento imediato possuem uma cor mais amarelada e aconchegante. Leds, é o lugar perfeito para as fitas de led difusas sempre de 3200K no máximo 4500K.

-Quarto Infantil: Atualmente existe uma grande demanda pela iluminação LED e pela FIBRA ÓTICA montada em forma de céu, mas isto é um efeito e não a unica iluminação, se for um quarto mais infantil, abuse de cores fortes na pintura e ilumine com iluminação indireta de média temperatura (fluor de 4500K) e uma luz mais geral com 3200K. Se for um quarto mais adolescente lembre-se que é uma área onde provavelmente se utilize computadores e videogame e também uma área reservada a estudos, neste ponto use lâmpadas FLUOR de 4500K e na área de descanso e passagem utilize lâmpadas incandescentes comuns ou leitosas com opção de dimerizar. Você pode encontrar lugares para iluminação de efeitos com cores em quartos adolescentes, e lampadas com controle de temperatura de cor para a geral sendo ajustadas pelo tipo de uso no momento.

-Quarto hospedes ou Quarto de casal: Se possível utilize 2 focos distintos de iluminação uma indireta com alta temperatura 4500K e outra mais direta com incandescentes leitosas e para áreas de passagem e guarda roupas utilize lâmpadas tipo REFLETORA LEITOSA lembrando-se sempre da opção de dimerizar para as lâmpadas incandescentes. Led mantenha as mesmas condições.

-Quartos: Sempre em uma geral nos quartos utilize lâmpadas dicroicas nas cabeceiras de camas para uma luz de leitura com dimerização individual e foco mais fechado, de no máximo 50w. Led, é um ótimo espaço de cabeceira para as leds de baixa potência e alta temperatura para leitura, e na geral as leitosas ou refletoras.

-Garagem e áreas externas: Nas garagens o ideal são lâmpadas tipo FLUORESCENTE TUBULARES ou as famosas HO, nas áreas externas opte pelas lâmpadas de SÓDIO LEITOSAS se forem áreas de média circulação e grande permanência, pelas de SÓDIO T se forem para áreas de média a alta circulação e baixa permanência e para finalizar em áreas de escape e armários, despensas, casa de máquinas utilize as lâmpadas de VAPOR MISTO pois permitem rápido acendimento e são mais econômicas em longos espaços de tempo. Em led, temos os refletores para áreas de média e alta circulação e baixa permanência, para áreas de longa permanência as HQI ainda são mais interessantes que as LED.

Se desejar, entre em contato para que possamos elaborar um projeto de iluminação específico, pois muitas vezes uma ótima casa ou apartamento não trazem conforto pois não seguem nem se aproximam deste tipo de iluminação criando ambientes desagradáveis para a permanência de pessoas.

Na próxima semana estarei detalhando as temperaturas de cor e o IRC de cada tipo de lâmpada mais comummente encontrado e suas características.

 
Share this Post