Gerando Videos com Fractais, Psicodélicos e Animações para Projeção

Winamp
TEMPO DE LEITURA ESTIMADO: 7 MINUTOS

O Primeiro passo é pegar um computador (minimo um pentium 2 de 450Mhz, com 128Mb de ram e 4Gb de disco rígido), que tenha o windows 98 ou outra versão mais nova, e placa de video VGA colorida, com suporte a Direct X 8. Com o computador funcionando, instale um software que vai dar suporte ao gerador de fractais e também a execução da música (mesmo que o computador não tenha placa de som, ele precisa ler o MP3 ou outro formato de audio para interpretar as batidas e gerar o gráfico tipo VU), o primeiro software a ser instalado é o WINAMP isso mesmo, ele é a base para execução dos pluguins. Se precisar, segue abaixo uma versão completa do winamp que é gratuito e nesta versão possui somente os componentes necessários para uso como player MP3, gerador de FRACTAIS, gerador DSP (animações) e visualizações VU.

Clique aqui para Baixar o WINAMP:
BAIXAKI ou no WINAMPHERITAGE que são os lugares oficiais.

Para instalar o Winamp, que está em português, basta executar o arquivo baixado e seguir os passos, na primeira tela, basta selecionar o idioma que vem pré-selecionado Português do Brasil, depois vai abrir uma tela de boas vindas, basta clicar em Próximo. Na tela seguinte, é exibido o contrato de software livre e de termos de uso e garantias do Winamp, basta clicar em eu concordo. Será passada para a tela de seleção do lugar onde está sendo instalado, por padrão a pasta C:\Arquivos de programas\Winamp\ que é a mesma usada por nós também em outras matérias, se possível, mantenha esta mesma pasta para facilitar as referências em outros artigos, e clicar em Próximo. Será mostrada a tela com o tipo de instalação, opte pela pré-selecionada LITE, que é a versão que nos interessa para o propósito de gerador, se tiver outras versões já instaladas mais completas ele só vai adicionar os novos recursos, mantendo sua instalação totalmente funcional. Na guia, mantenha TODAS as opções selecionadas, ele vai instalar o próprio player, o agente de execução (interface), o motor multimídia que é o suporte a execução de arquivos MP3 e outros formatos, as extensões de interface (uma das extensões é o próprio gerador de fractais) e as opções de visualização (suporte aos videos VU e DSP).

A seguir são mostradas as opções de iniciar o winamp, mantenha tudo como está e pressione o botão Próximo. Na próxima tela, o winamp vai pedir para instalar opções adicionais, desmarque TODAS as caixas de texto e clique em Instalar, pois dessa forma o winamp não vai instalar nenhum software adicional e se tornar muito mais rápido e consumir menos recursos (o que é ótimo para os micros mais antigos). O Instalador vai copiar todos os arquivos e mostrar o progresso o que demora cerca de 3 minutos em maquinas mais antigas, feito isso vai aparecer uma tela de Agradecimento e basta clicar em FINALIZAR.

O próximo passo é configurar o WINAMP para rodar em sua máquina, ao abrir o software pela primeira vez, ele vai perguntar qual interface deseja, selecione WINAMP CLASSIC que requer menos recursos e nós vamos utilizar essa interface para dar os exemplos de uso do software com o propósito de executar o DSP o VU e as visualizações gráficas em geral. Depois, clique em avançar e selecione as opções de associação de arquivos do windows, nós mantivemos o padrão do software e clicaremos em AVANÇAR. Depois ele pede para registrar o software, se desejar basta preencher, senão, basta clicar em finalizar.

Feito isso, o software está pronto para ser usado e abre em uma tela como a mostrada na figura 1.

Clique sobre o Botão REPETIÇÃO, este logo acima da legenda na Figura 1, em forma de circulo, pois ele evita que a música pare e para o efeito desejado devido a falta de som. Abra um arquivo MP3, para tanto, utilize o botão que tem um desenho de piramide cortado apontado para cima (igual ao botão eject dos aparelhos de DVD), selecione um arquivo MP3 e ponha-o para ser executado, se desejar, a barrinha deslizante da esquerda (em laranja na figura) controla o volume e a barrinha verde controla o Stereo (no centro está em mono, e nas laterais está com reforço estéreo em cada lado respectivamente, direito e esquerdo).

Clicandocom o direito, abre essa Figura 2, onde podemos ter acesso as configurações do software

Quando o áudio estiver sendo executado, clique com o botão direito sobre a área entre as barrinhas e o tempo, vai aparecer o menu de opções como mostrado na Figura 2, selecione o item VISUALIZAÇÃO e em seguida Selecionar Plugin. Se preferir, no teclado pressione as teclas Ctrl + K que a mesma tela da figura 3 será apresentada.

Figura 3 – Tela de configuração e execução dos VSP de visualização do software. Clique para Ampliar.

Nesta tela, é mostrado todas as opções que estão instaladas de visualizadores e geradores gráficos, por padrão são 3 e vou explicar cada uma delas, como segue:
– ESTÚDIO DE VISUALIZAÇÃO AVANÇADA 2.81 e é um gerador de gráficos estilo fractal, que fica sendo executado conforme as opções matemáticas de sua seleção e permite também que você crie e escolha os parâmetros entre centenas de fórmulas matemáticas geradoras de fractal, pode ser usado para geração de fractal para ser executado em tv´s, e projeção multimídia ou até mesmo em projetores de LED que utilizem a saída de vídeo do próprio pc. Não pode ser usado como captura de vídeo para gravação em DVD, pois utiliza-se de funções matemáticas para geração do vídeo. Entre suas dezenas de opções, pode mostrar gráficos e textos junto com os inúmeros efeitos de transição. Por ser um dos mais completos plugins, em outra matéria irei explicar cada opção deste plugin de incrível utilidade.

-MilkDrop 2 este é ideal para DJ´s que estão executando o vídeo em intervalos de palestras, que além dos gráficos poligonais queiram mostrar mensagens ou detalhes do que está sendo executado, pois através de atalhos de teclado, também pode ser controlado sem interferir no vídeo. Em modo aleatório, pode ser usado para gravação de imagens fractais através de outros softwares de captura de tela ou de gravação de vídeo, dando saída em DVD ou vídeo de alta definição.

-Nulsoft Tiny Fullscreem 2.10 é o padrão do winamp, e é um gerador de fractais simples, que roda em tela cheia, é ideal para DJ´s e eventos de música eletrônica pois gera efeitos estilo FIO ELETRICO de altíssima velocidade, e pode ser usado tanto em baixa resolução como em HDTV 780i ou resoluções de até 1024×780 em pc.

Existem dezenas de outros pliguins que podem ser baixados em: https://winampheritage.com/visualizations ou https://winampheritage.com/visualizations/Visualizations-1 ou outros tipos de plugins em https://winampheritage.com/plugins

Depois de selecionado o plugin, basta executa-lo usando o atalho de teclado Crtl + Shift + K ou na opção de iniciar / parar plugin no menu da figura 3.

Fractal gerado no AVS Estúdio, amostra.

Lembrando que cada plugin tem uma particularidade sobre como vai gerar as imagens, e que o AVS possui algumas views pré configuradas e outras editadas pela comunidade, basta clicar sobre o botão direito na tela do AVS e selecionar outras picks para mudar os efeitos. O plugin ainda tem uma opção de você mesmo editar sua pick própria, mais deixo esse assunto para outro artigo.

Nome: magus
Texto: Se você está falando sobre milkdrop, então você esta equivocado quando fala em fractais. O que acontece no winamp são funções de transformações aplicadas em texturas. Essas transformações são de rotação, translação entre outras. Utilizam Shader Language para fazer com que a placa de vídeo calcule e renderize as imagens mais rapidamente devido ao pipeline da GPU.
Resposta:Na realidade, o intuito deste artigo não foi discutir a matemática da geração de fractais, nem a forma como o software aplica transformações e funções a texturas, nem como é feito o gerenciamento da GPU pelo software, mas tem como objetivo ensinar aos DJ´s e profissionais do mercado de entretenimento a usar o software como uma ferramente para a geração dessas imagens como um “DESCANSO DE TELA” tanto que não entro em detalhes técnicos sobre o funcionamento do mesmo, nem afirmo que são fractais, só indico que são ESTILO FRACTAL. Muito obrigado pelo esclarecimento sobre a forma de gerar esses fractais, tanto que estou publicando essa informação na íntegra para uma futura referência, pois realmente utilizava o Winamp como uma ferramenta para gerar essas imagens, mas sem saber como elas são geradas realmente.

 

About the Author

You may also like these

× Chame no WhatsApp