Curso de DJ I – Equipamentos Básicos e O que faz o DJ?

Equipamentos Mesa DJ
TEMPO DE LEITURA ESTIMADO: 5 MINUTOS

Antes de falar sobre o que você precisa para se tornar DJ, vou falar um pouco sobre o paradigma da tecnologia e qual a real função que você como DJ irá exercer, somente depois disso é que irei falar o que é preciso para se trabalhar como DJ.

Os equipamentos profissionais para DJs vem evoluindo rapidamente, mudando a forma de mixar e influenciando na música diretamente. O toca-discos (vinil) apresenta diversas formas para os DJs incrementarem, darem um toque pessoal a música através de efeitos como back to back, scratch, speed back.

Com a evolução tecnológica, chegaram os CDs profissionais que não tinham os recursos acima, porém, as indústrias e DJs criativos criaram novos efeitos e sons usando o que tinham em mãos. A cada dia, surgem Players e mixers com novos recursos e efeitos, inclusive, simulando e facilitando alguns, possíveis até então somente em toca-discos.

Com a extraordinária velocidade do avanço da tecnologia, intensificaram-se também o lançamento de computadores dedicados para manipulação ou criação de áudio e efeitos conhecidos como groove box, sintetizadores, samplers entre outros equipamentos profissionais para DJs e produtores. Bem como a cada dia, temos novas opções de softwares e aplicativos dedicados aos profissionais da música como DJ´s.

Quanto aos computadores convencionais que já estão na música há mais de duas décadas e iniciaram sua “carreira” com softwares (programas) conhecido como sequenciadores, hoje são capazes de substituir quase todos os equipamento de um estúdio, e com certeza todos de uma mesa de DJ.

Com a popularização dos formatos de compactação de áudio digital, como o MP3 e WMA estão surgindo programas que fazem o mesmo que os CD Players profissionais para DJs e até CD Players capazes de reproduzir estes formatos contendo os recursos e efeitos tradicionais, fundamentais e outras novidades proporcionadas pelas novas tecnologias. Com isso o áudio digital vem colocando o computador mais próximo dos DJs.

A corrida tecnológica estará sempre inovando tudo ao nosso redor, influenciando na forma de viver e obviamente de fazer música. Não adianta sermos conservadores ou tradicionalistas pois a qualquer momento seremos atropelados por alguma novidade tecnológica. Como nada é perfeito, sempre haverão prós e contras, diferenças entre o velho e o novo. Um pouco de bom senso ajudará na adaptação tecnológica. E além do mais, cabe a cada um escolher o que mais se encaixa as suas necessidades.

Os fabricantes estão desenvolvendo equipamentos e softwares cada vez mais sofisticados e poderosos para os consumidores mais exigentes. De olho nos amadores ou menos exigentes, as empresas despejam no mercado uma imensa variedade de modelos mais econômicos e menos sofisticados. Para ser um bom profissional não é necessário ter equipamentos top de linha, com vários efeitos e recursos ou marca. Uma boa marca facilita, mas o que importa mesmo é o seu conhecimento, principalmente o musical, habilidade e criatividade.

Funções do DJ Atual

Na atualidade, o DJ assumiu muitas tarefas que antes eram exercidas por profissionais diferentes, isso graças a incorporação da informática à habilidade e o conhecimento de técnicas de mixagem realizadas pelos DJ’s. Um apanhado das funções que podem ser exercidas segue abaixo:
DJ Comercial: É a figura mais importante de uma festa social em casas e bailes, é um profissional multitarefa, pois além de montar parte de seu equipamento ele irá exercer a função de locutor e animador. Este é o profissional que é mais exigido e também o mais comum pois se popularizou com o aparecimento de softwares para DJ. Atualmente ele precisa de um bom computador com um arsenal de musicas MP3 dos mais diversos gostos, amplificadores e caixas de som, ah, claro também precisa de um software de mixagem digital como o Virtual DJ.

DJ Balada: É o DJ propriamente dito, é a figura que tem que estar presente em TODAS as casas noturnas e shows, ele pode se apresentar como artista, e cria seu próprio set e seu ambiente. Este profissional é o que precisa dos aparelhos mais caros por assim dizer, geralmente um bom mixer, uma câmara de efeitos ou simplesmente como dizem um multiefeito, um par de CDJ (o cd player com recursos para DJ) um microfone de uso geral e dependendo do caso um par de PickUp que é o player para os discos de vinil. Geralmente pelo tipo de material que ele usa e o ambiente onde toca, se preocupa muito mais com seu SET DE MUSICAS que com os aparelhos, geralmente não precisa se preocupar com a parte de amplificação e caixas de som ou coisas do gênero. Atualmente, um bom computador dedicado para as músicas e mixagens.

DJ ou Produtor: É o profissional que geralmente trabalha com jingles e produções voltadas a comercial, ele usa a música como ferramenta de trabalho e produz trilhas sonoras, jingles e outros. Atualmente ele precisa de uma boa mesa de som, um computador com placa de som de alta definição, processador de efeitos de voz, câmara de eco, equalizadores V, microfones para voz, caixas de referencia para saída de áudio, softwares de produção como Cake ou Sonar e também um software para DJ como o Virtual Dj.

DJ Programador: É uma função nova, muito difundida com o aumento de rádios e programação web de músicas, ele precisa de um bom software de mídia como o Windows Media ou o Real onde ele irá simplesmente criar um set de músicas que será usado como fundo musical de um site web ou mais off-line que isso, irá gravar set de cd’s para serem usados em lojas como supermercados, roupas e outras, evitando que uma rádio comercial fique sintonizada. Precisa de um bom gravador de cd’s, equipamentos de masterização e gravação de voz para locuções de propagandas ou dependendo do caso, para gravação de mensagens.

Esses são alguns dos exemplos de funções que podem ser exercidos pelo DJ que requerem recursos de equipamentos muito diferentes, depois de se sintonizar no que você realmente vai realizar como um DJ deverá se aprofundar naquela linhagem de equipamentos e dai sim verificar diferenças entre marcas e tipos de aparelho.

Na próxima aula sobre os equipamentos para DJ vou explicar cada um dos equipamentos aqui citados e os principais recursos que devem ser observados para se poder escolher o que deve ou não ser levado em consideração e qual o peso que isso vai ter em relação ao custo total do equipamento.

 

About the Author

You may also like these

× Chame no WhatsApp