Box Truss Q20 – Padrões e Diferenças de Outros Tipos de Estruturas

Estrutura Treliçada
TEMPO DE LEITURA ESTIMADO: 3 MINUTOS

Primeiramente, vamos aos diversos tipos de estruturas encontradas no mercado e suas especificações, toda a treliça é especificada com uma notação composta por LETRA + NUMERO por exemplo a Q20 ou a P30, essa letra indica o tipo de treliça e pode ser:

Q a mais comum, para uso geral em tormato quadrado, usada na construção de grids, tendas, palcos, estruturas para telões e mais indicada para o publico de eventos, sonorização, iluminação e montadoras de stands e decorações em geral.

P destinada a altas cargas e estruturas construtivas como piso elevado, concretagem, e montagens estruturais, mais indicada a empresas locadoras de estruturas construtivas, criação de arquibancadas, ringues, estruturas para içamento e armazenamento de cargas e montagens como sistemas Fly de grande porte.

L linha aliviada, destinada a decoração, montagens de pequenas estruturas sem uso de pesos elevados, ideal para decoradores e montagem de stands e cenários

T é um tipo de estrutura mais utilizado em construção civil, utilizada para montagens leves e com grandes vão livres, é fabricada sobre encomenda e possui um formato triangular, com angulos de 60º o que aumenta sua resistencia em determinados tipos de montagens

F treliça em formato de régua, ideal para divisórias e fechamentos de espaços, ideal para telões, suportes de televisores, bares e estruturas decorativas.

Quanto ao numero, ele expressa o diametro externo de tubo a tubo de suas paredes, e indica com isso o tipo de carga e o uso ao qual se destina. Numeros menores como a linha Q15, são indicadas para vão livre menores, já as linhas Q30 são indicadas para vãos livres maiores, quanto ao tipo de material, é uma forma de construção, onde cada empresa utiliza uma liga e um processo de soldagem, e de acordo com essas especificações é que temos as dezenas de variedades de treliças encontradas no mercado.

Agora vou falar mais especificamente sobre a linha Q20 fabricada em aço carbono e soldada através do processo MIG com acabamento em zincagem industrial, é uma estrutura feita para atender aos mais diversos tipos de montagem estruturais de média carga, com vão livre de até 12 metros com carga e de 15 metros sem carga estrutural.

Atualmente é a linha mais extensa produzida, e conta com mais de 50 tipos de acessórios para os mais diversos fins, desde a montagem de traves para iluminação utilizadas em festas como também a montagem e suporte de palcos e tendas para eventos e sustentação de estruturas como piso elevado e montagens de stands.

A linha Q20, é ultra versátil, pois combina a beleza da estrutura treliçada decorativa com a resistência do aço e a carga estrutural elevada, que permite sua montagem com grandes capacidades de carga. Fabricada com tubos de 7/8” em medidas de 40cm, 50cm, 60cm, 1m, 1,5m, 2m, 2,5m e 3m, podendo ser fabricada em qualquer outra medida sobre encomenda. Possui acessórios como ângulos com 15º, 20º, 25º, 30º, 45º, cubos para montagens em ângulo de 90º com até 6 faces, Sleeve Block e pau-de-carga para montagem através de talhas e carretilhas, estruturas calandradas com diâmetros que variam de 1m a 6m e estruturas especiais como formato de coração e de estrelas de 5 pontas. Com acessórios como as dobradiças duplas e triplas, e os suportes de televisores de plasma e projetores e também com o sistema de réguas (treliça de 1 face), bases em diversos formatos, estruturas para montagem de paredes e divisórias e pisos para palcos.

Todos esses acessórios que posteriormente irei dar dezenas de exemplos de uso, permitem a montagem de praticamente todo e qualquer tipo de estrutura, seja ela para decoração de eventos ou para a montagem de estruturas de sonorização e iluminação é a linha mais versátil de estruturas treliçadas ou box truss.

 

About the Author

You may also like these

× Chame no WhatsApp